Nos EUA, o crescimento salarial é sustentável, e o mercado de trabalho ainda está forte, e estão no máximo ou próximo do pleno emprego, disse o presidente do Federal Reserve (Fed, — o Banco Central Norte-Americano).
Quanto as perspectivas econômicas dos EUA, o chair do Federal Reserve (Fed, — o Banco Central Norte-Americano), Jerome Powell disse durante um evento no Economic Club, de Chicago, no dia 16 de abril (quarta-feira), que — estamos sempre focados nas metas de duplo mandato que nos foram dadas pelo Congresso: emprego máximo e preços estáveis. Apesar da incerteza e dos riscos de queda, a economia americana ainda se encontra em uma posição sólida. O mercado de trabalho está em seu nível máximo de emprego ou próximo a ele. A inflação caiu bastante, mas está um pouco acima da nossa meta de 2%.
Dados Econômicos Recentes — Passando para os dados que serão divulgados, teremos a leitura inicial do PIB do primeiro trimestre em algumas semanas. Os dados disponíveis até o momento sugerem que o crescimento desacelerou no primeiro trimestre em relação ao ritmo sólido do ano passado. Apesar das fortes vendas de veículos automotores, o consumo geral parece ter crescido modestamente. Além disso, espera-se que as fortes importações durante o primeiro trimestre, refletindo as tentativas das empresas de se anteciparem a potenciais tarifas, pesem sobre o crescimento do PIB— avalia o chair..
Pesquisas com famílias e empresas relatam uma queda acentuada no sentimento e uma incerteza elevada quanto às perspectivas, refletindo em grande parte preocupações com a política comercial. — As previsões externas para o ano inteiro estão diminuindo e, em sua maioria, apontam para uma desaceleração contínua, mas ainda um crescimento positivo. Estamos acompanhando de perto os dados disponíveis, à medida que famílias e empresas continuam a digerir esses desenvolvimentos— continua.
No mercado de trabalho, durante os primeiros três meses do ano, a criação de vagas de trabalho não agrícolas cresceu em média 150 mil por mês. Embora o crescimento do emprego tenha desacelerado em relação ao ano passado, a combinação de baixas demissões e menor crescimento da força de trabalho manteve a taxa de desemprego em uma faixa baixa e estável. Enquanto isso, a proporção de vagas de emprego em relação ao número de desempregados em busca de emprego permaneceu um pouco acima de 1, próxima ao nível pré-pandemia. O crescimento salarial continuou a moderar-se, embora ainda superando a inflação. No geral, o mercado de trabalho parece estar em condições sólidas e amplamente equilibrado, não sendo uma fonte significativa de pressão inflacionária.
— Quanto ao nosso mandato de estabilidade de preços, a inflação diminuiu significativamente em relação aos picos da pandemia em meados de 2022, sem o tipo de aumento doloroso do desemprego que frequentemente acompanha os esforços para reduzir a inflação alta. O progresso da inflação continua em ritmo gradual, e as leituras recentes permanecem acima da nossa meta de 2%. Estimativas baseadas em dados divulgados na semana passada mostram que os preços totais do PCE subiram 2,3% nos 12 meses encerrados em março e que, excluindo as categorias voláteis de alimentos e energia, os preços básicos do PCE subiram 2,6%—diz Powell .
Olhando para o futuro, a nova Administração está em processo de implementação de mudanças políticas substanciais em quatro áreas distintas: comércio, imigração, política fiscal e regulamentação. Essas políticas ainda estão em evolução e seus efeitos sobre a economia permanecem altamente incertos. À medida que aprendemos mais, continuaremos a atualizar nossa avaliação. O nível dos aumentos tarifários anunciados até agora é significativamente maior do que o previsto. O mesmo provavelmente se aplicará aos efeitos econômicos, que incluirão inflação mais alta e crescimento mais lento. As medidas de expectativas de inflação de curto prazo, tanto baseadas em pesquisas quanto no mercado, aumentaram significativamente, com os participantes da pesquisa apontando para tarifas. As medidas de expectativas de inflação de longo prazo, em sua maior parte, parecem permanecer bem ancoradas; os pontos de equilíbrio baseados no mercado continuam próximos a 2%.
Política Monetária — À medida que compreendermos melhor as mudanças políticas, teremos uma noção mais clara das implicações para a economia e, consequentemente, para a política monetária. As tarifas têm grande probabilidade de gerar, pelo menos, um aumento temporário da inflação. Os efeitos inflacionários também podem ser mais persistentes. Evitar esse resultado dependerá da magnitude dos efeitos, do tempo que levará para que se repercutam integralmente nos preços e, em última análise, da manutenção de expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas— destaca.
— Nossa obrigação é manter as expectativas de inflação de longo prazo bem ancoradas e garantir que um aumento pontual no nível de preços não se torne um problema de inflação contínuo. À medida que agimos para cumprir essa obrigação, equilibraremos nossos mandatos de emprego máximo e estabilidade de preços, tendo em mente que, sem estabilidade de preços, não podemos alcançar os longos períodos de condições favoráveis do mercado de trabalho que beneficiam todos os americanos. Podemos nos encontrar em um cenário desafiador em que nossas metas de mandato duplo estejam em tensão. Se isso ocorrer, consideraremos o quão distante a economia está de cada meta e os horizontes de tempo potencialmente diferentes nos quais se prevê que essas respectivas lacunas se fechem— elenca o dirigente do Fed.
Como o grande Ferris Bueller de Chicago observou certa vez: “A vida passa muito rápido”. Por enquanto, estamos bem posicionados para aguardar por maior clareza antes de considerar quaisquer ajustes em nossa política monetária. Continuamos analisando os dados recebidos, a evolução das perspectivas e o balanço de riscos. Entendemos que níveis elevados de desemprego ou inflação podem ser prejudiciais e dolorosos para comunidades, famílias e empresas. — Continuaremos a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para atingir nossas metas de emprego máximo e estabilidade de preços—complementa Jerome Powell.