A reguladora do setor de petróleo, gás e biocombustíveis divulgou a oferta do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), no total são 16 setores em cinco bacias.
A Agência do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou no dia 14 de abril (segunda-feira), a lista de 16 setores que estarão em oferta na sessão pública do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC), em cinco bacias, inclusive na Foz do Amazonas, na Margem Equatorial brasileira, que ocorrerá em 17 de junho de 2025 (terça-feira). Ao todo, serão ofertados 16 setores, em cinco bacias sedimentares — quatro marítimas, e uma terrestre —, conforme Comunicado da Comissão Especial de Licitação (CEL) publicado no Diário Oficial da União.
A composição do 5º Ciclo da OPC: Bacia da Foz do Amazonas — Quatro setores marítimos; Bacia de Santos — Cinco setores; Bacia de Pelotas — Quatro setores; Bacia Potiguar — Um setor marítimo; Bacia dos Parecis — Dois setores terrestres.
Blocos exploratórios.: Bacia da Foz do Amazonas: SFZA-AP1; SFZA-AP2; SFZA-AP3; SFZA-AP4.
Bacia dos Parecis: SPRC-L; SPRC-O.
Bacia de Pelotas: SP-AP2; SP-AP3; SP-AUP3; SP-AUP7.
Bacia Potiguar: SPOT-AP1.
Bacia de Santos: SS-AP1; SS-AP4; SS-AR3; SS-AUP4;SS-AUP5.
A partir de agora, até 12 de maio de 2025 (segunda-feira), as 31 empresas inscritas e aptas a fazerem ofertas no 5º Ciclo ainda podem apresentar declarações de interesse acompanhadas de garantias de oferta adicionais exclusivamente para blocos desses 16 setores.
Relação de Licitantes do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão: Aguila Energia e Participações Ltda; Apoema; Consultores em Óleo e Gás Ltda; Atem Participações S.A; BP Energy do Brasil Ltda; Chevron Brasil Óleo e Gás Ltda; CNODC Brasil Petróleo e Gás Ltda; CNOOC Petroleum Brasil Ltda; Dillianz Petróleo & Gás Natural – Biocombustível S.A; Dimensional Engenharia Ltda; Ecopetrol Óleo e Gás do Brasil Ltda; Energizzi Energias do Brasil Ltda; Equinor Brasil Energia Ltda; Exxonmobil Exploração Brasil Ltda; Federal Energia S/A; Fluxus Óleo, Gás & Energia Ltda; Grupo Ubuntu Ltda; Karoon Petróleo e Gas Ltda; Lux Oil Ltda; Mandacaru Energia Ltda; Newo Óleo e Gás Ltda; NTF Óleo e Gás Ltda; Origem Energia S.A.
Petroborn Óleo e Gás S.A; Petrogal Brasil S.A; Petróleo Brasileiro S.A; PetroRecôncavo S.A; QatarEnergy Brasil Ltda.
Shell Brasil Petróleo Ltda; Sinopec Exploration and Production (Brazil) Ltda; TotalEnergies EP Brasil Ltda; Westlawn Energia Brasil Ltda.
O 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC) vai ser oferecido quatro setores disponíveis na Bacia da Foz do Amazonas, que, pela primeira vez, entra em oferta desde a implementação da OPC; Cinco setores na Bacia de Santos e quatro setores na Bacia de Pelotas, ambas com blocos arrematados no 4º Ciclo, demostrando interesse da indústria na continuidade do investimento exploratório nessas bacias; Um setor marítimo na Bacia de Potiguar; e dois setores na Bacia dos Parecis, — única bacia terrestre a ter blocos em oferta no 5º Ciclo.
A Margem Equatorial brasileira fica acima dos estados do Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.
Segundo a reguladora, a conclusão da avaliação das declarações de interesse e garantias de oferta recebidas pela ANP para o 5º ciclo da OPC, com definição dos setores, ocorreu durante a 76ª reunião da Comissão Especial de Licitação (CEL) da Oferta Permanente de Concessão (OPC), realizada no dia 11 de abril (sexta-feira).