O investimento do terminal portuário em Navegantes (SC) contribuirá para redução considerável de gases poluentes nas operações e a capacidade de movimentação anual aumentará para dois milhões de TEUs em 2026.
Para manter a alta produtividade e atender ao crescimento do volume de contêineres movimentados, a Portonave realizou a aquisição de equipamentos modernos e 100% elétricos. São R$ 439 milhões investidos, o que reforça o compromisso da Companhia com a descarbonização, uma vez que reduzirão as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).
Ship-to-Shore — Foram adquiridos dois Ship-to-Shore (STS) Cranes, que tem capacidade para atender os maiores navios em circulação no mundo, de 400 metros de comprimento — são os primeiros desse porte no Brasil. O Terminal também adquiriu mais 14 Rubber Tyred Gantry (RTG), uma Reach Stacker e dois Scanners para inspeção de cargas.
Guindastes — Com isso, a infraestrutura contará com oito STSs, 32 RTGs, sete Reach Stackers e quatro Scanners, além de quatro Empty Loaders e 45 Terminal Tractors. De modo constante, a empresa investe para a excelência e eficiência das operações. Em janeiro de 2024, iniciou a Obra do Cais, um investimento totalmente privado de R$ 1 bilhão para receber navios maiores — de até 400 metros de comprimento. Totalizando a obra e os novos equipamentos, são cerca de R$ 1,5 bilhão investidos.
Adquiridos junto à fabricante chinesa Shanghai Zhenhua Heavy Industries Co.Ltda (ZPMC), os novos guindastes STS têm capacidade para movimentar cargas de até 100 toneladas a 55 metros de altura, e operarão navios de até 400 metros de comprimento, com alcance de 25 fileiras de contêineres. Serão os primeiros equipamentos desse porte no Brasil.
Os RTGs, fabricados pela Konecranes (Finlândia) e montados na China, contam com baterias que operam em conjunto com o sistema de eletrificação do pátio, implantado em 2016. Cada um pode movimentar até 41 toneladas, empilhando sete contêineres de altura.
A Reach Stacker elétrica tem capacidade para 45 toneladas, autonomia de até oito horas de operação com apenas 75 minutos de recarga e traz tecnologias como radar anti-colisão, câmeras com detecção de pedestres e até um bafômetro de acionamento obrigatório para o operador.
Além disso, a Portonave está realizando a Obra de Adequação do Cais, iniciada em janeiro de 2024. O projeto permitirá o atendimento de embarcações de até 400 metros de comprimento e 17 metros de calado. A intervenção ocorre por etapas para manter as operações ativas e deverá ser concluída até o primeiro semestre de 2026.
A Portonave é controlada pelo grupo suíço Terminal Investment Limited (TiL), que opera cerca de 70 terminais portuários em cinco continentes. Com 1,3 mil colaboradores diretos e 5,5 mil indiretos, a empresa foi reconhecida pela Agência Nacional dos Transportes Aquaviários (Antaq) como o terminal mais produtivo em movimentação de navios em 2024.