A apólice cresceu significativamente devido ao cenário econômico nos últimos meses.
Segundo o último relatório divulgado em novembro pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), o segmento de seguro prestamista registrou um aumento expressivo de quase 23% em 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. Essa tendência do mercado acumulou aproximadamente R$ 19 bilhões em prêmios acumulados (quantias pagas pelos contratos de seguro).
—O crescimento é atribuído a fatores como o maior conhecimento do produto e o aumento pela procura de crédito em um momento que o cenário econômico não está muito favorável —explica Christian Wellisch, CEO da Globus Seguros.
O seguro prestamista cobre eventos como falecimento, invalidez permanente por acidente, desemprego involuntário e incapacidade física temporária causada por acidente ou doença grave. Além disso, pode oferecer proteção contra mudanças repentinas na renda, assegurando o pagamento do saldo devedor em situações que comprometam a capacidade do segurado em quitar dívidas.
Em caso de sinistro, o segurado deve acionar a seguradora e apresentar os documentos necessários, como boletim de ocorrência, atestado médico, carteira de trabalho ou certidão de óbito.
O período de carência varia conforme o plano escolhido, sendo uma informação obrigatória na apólice do seguro.