A Aegea Saneamento foi a vencedora nos três blocos (A, B e D) e será responsável pela manutenção dos serviços por 40 anos.
A B3 realizaou no dia 11 de abril (sexta-feira), o leilão promovido pelo Governo do Pará para a concessão da prestação regionalizada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário em 99 municípios paraenses dos bloco A, B e D da Microrregião de Água e Esgoto do Pará – MRAE, por 40 anos.
A concessão prevê R$ 15,21 bilhões em investimentos para alcançar metas de universalização do abastecimento de água em 2033 e do esgotamento sanitário até 2033 para 90% do bloco A e, até 2039, nos blocos B e D.
A Aegea Saneamento e Participações S.A. foi a vencedora nos três blocos, tendo apresentado proposta de outorga fixa de R$ 1,16 bilhão, 140,9 milhões, e 117,8 milhões nos blocos A, B e D, respectivamente.
—Destaco aqui a importância deste momento para apontar a solução, certamente, de um dos maiores desafios de infraestrutura e desafios à qualidade de vida, particularmente à saúde paraense. (…) Com esta agenda hoje consolidada, nós apontamos soluções efetivas e prazos na busca da universalização —disse o governador Helder Barbalho durante o discurso.
—O objetivo do governo Lula é um só: que levemos água tratada para a casa das pessoas e o esgoto sanitário não fique mais nas ruas porque isso significa saúde — disse Jader Filho, ministro das Cidades.
—Agradecemos a confiança do Governo do Estado do Pará por reconhecer a credibilidade e a capacidade da B3 para auxiliá-lo em mais um processo de concessão de serviço para a iniciativa privada. Temos orgulho de, há mais de 30 anos, oferecer um ambiente que promove o encontro de bons projetos a investidores, em prol do desenvolvimento do nosso país — afirmou Rogério Santana, diretor de relacionamento com clientes da B3.