Veículo está disponível na rede com mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas no Brasil. Propulsor 2.5 turbo de 400 cv oferece 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos – 0,3s mais veloz que a geração anterior. Modelo bateu o recorde em sua categoria de volta mais rápida no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha.
A Audi do Brasil anuncia a pré-venda do novo Audi RS 3 no País. O modelo já pode ser encomendado nas mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas espalhadas pelo território nacional. São duas versões disponíveis: RS 3 Sedan (R$ 659.990,00) e RS 3 Sedan Track (R$ 714.990,00). Com seu desempenho fora de série e dinâmica de condução primorosa, o modelo bateu o recorde de volta mais rápida em sua categoria no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Sob o capô, o feroz propulsor 2.5 litros de 400 cavalos empurra o superesportivo dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos – 0,3s mais rápido que a geração anterior, tornando-o o único de sua categoria no mercado nacional a cumprir tal marca abaixo da casa dos 4 segundos.
—A linha RS 3 nasceu com o objetivo de oferecer esportividade e uma dinâmica de condução incomparável em um modelo urbano de dimensões compactas. Estamos muito orgulhosos em trazer novamente esse ‘brinquedo’, na versão Sedan —afirma Gerold Pillekamp, Head de Marketing e Comunicação da Audi do Brasil.
Desempenho espetacular —A nova linha RS 3 é equipada com motor 2.5 litros TFSI, turbo, cinco cilindros em linha, com 400 cavalos de potência entre 5.600 rpm e 7.000 rpm, e torque máximo de 500 Nm entre 2.250 rpm e 5.600 rpm. A transmissão é automática S tronic de sete velocidades, além da consagrada tração quattro. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em apenas 3,8 segundos, já a velocidade máxima é de 250 km/h (RS 3 Sedan) e 280 km/h (RS 3 Sedan Track). Estão disponíveis os modos de condução Audi Drive Select nas opções Efficiency, Comfort, Auto, Dynamic, RS Individual, RS Performance e RS Torque Rear.
O controle do flap de escape foi otimizado na faixa entre 2.200 e 3.500 rotações, de modo que os cinco cilindros geram um som consistente e encorpado, de acordo com o modo de condução selecionado, promovendo uma experiência sensorial única. Não por acaso, o modelo bateu o recorde em sua categoria no lendário circuito de Nürburgring, na Alemanha. Pelas mãos do piloto alemão Frank Stippler, o modelo completou o trajeto em 7:33.123 minutos, superando em mais de cinco segundos a marca anterior.
Dinâmica de condução formidável —É fácil mensurar o desempenho em retas do novo Audi RS 3 – ele é superior aos seus principais concorrentes. Os números não mentem. Além disso, em curvas, o superesportivo adiciona emoção e garante pontos extras no resultado final. O novo Audi RS 3 oferece uma dinâmica de condução sem precedentes entre os modelos de sua categoria. Isso ocorre graças aos dispositivos altamente avançados como o conversor de torque com distribuição variável nas rodas traseiras, o controle eletrônico de estabilidade e o controle binário seletivo das rodas, amortecedores adaptativos da suspensão esportiva RS.
Esses componentes são relevantes para a dinâmica lateral do veículo e estão conectados ao controle modular de dinâmica de condução, onde ocorre a sincronização de dados. Graças a um algoritmo mais desenvolvido, eles reagem de forma ainda mais precisa às diversas situações de condução, nas quais o condutor pode, por meio do Audi drive select, tornar a dirigibilidade mais arisca ou serena.
Graças a um ajuste fino da suspensão que inclui a vetorização do torque do freio, o novo Audi RS 3 possui um desempenho sublime nas curvas, seguindo o raio da curva com uma precisão jamais vista, e evitando saídas de frente ou traseira – mesmo em velocidades elevadas -, entrando e saindo das curvas com disposição de sobra.
É possível ativar o modo RS Performance, especialmente desenvolvido para a pista de corrida, de forma rápida por meio de um botão vermelho decorado com o ícone de uma bandeira quadriculada, ao lado esquerdo do volante. Para acionar o modo RS Individual, basta pressionar o botão vermelho RS, à direita do volante.
Linhas provocantes — Externamente, o Audi RS 3 recebeu alterações visuais para tornar o seu design ainda mais esportivo, agregando a nova linguagem visual da marca das quatro argolas, com logotipos em 2D e nomenclatura do modelo sutilmente posicionada na coluna B. Na dianteira, destaque para a ampla grade frontal single-frame em acabamento preto, além das enormes entradas de ar, que possuem um visual exclusivo que transpira esportividade.
A traseira do Audi RS 3 reforça esse alma de competição com sua personalidade marcante e suas referências ao automobilismo. Os difusores de ar nos cantos do para-choque traseiro em formato vertical dialogam com as entradas de ar dianteiras. Duas enormes ponteiras de escapamento em formato oval e com ponteiras pretas são divididas por um refletor vermelho central, reforçando o DNA das pistas de competição.
Assim como os faróis dianteiros, as lanternas traseiras também exibem nova disposição interna, com iluminação e piscas dinâmicos, incluindo setas que se iluminam sequencialmente de dentro para fora com as funções de “voltar para casa” e “sair de casa”, incorporando o design progressivo do conjunto ótico traseiro.
Na versão RS 3 Sedan, o modelo ganhou acabamento em preto brilhante nas capas de retrovisores, molduras das portas, saias laterais, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas amplas entradas de ar dianteira. Na lateral, destaque para as rodas RS de liga-leve e 19 polegadas, na cor prateada, com design de dez raios em formado de “Y”, e pneus 265/30 R19 (dianteiros) 245/35 R19 (traseiros), além de pinça de freio pintadas de vermelho.
Já a versão RS 3 Sedan Track tem acabamento em fibra de carbono nas saias laterais, capas dos retrovisores, aerofólio traseiro, na lâmina acima do difusor e nas entradas de ar dianteira. Na lateral, destaque para as rodas RS de liga leve e 19 polegadas, na cor preta, com design de dez raios em formado de “Y” e pneus 265/30 (dianteiros) e 245/35 (traseiros), além de freios de cerâmica com pinças pintadas de azul.
Ambas as versões contam de série com teto-solar elétrico panorâmico e faróis Matrix LED escurecidos, que oferecem sequenciamento de luz e pisca dinâmicos, além de quatro opções de luzes diurnas que podem ser selecionadas por meio do display MMI no painel central da cabine.
Cabine estimulante — A cabine é revestida de materiais nobres que esbanjam vigor e requinte. Microfibra Dinamica® e superfícies em preto brilhante revestem as portas, painel de instrumentos e console central. O volante multifuncional de três raios e base achatada possui botões sensíveis ao toque, logotipo bidimensional ao centro e uma excelente empunhadura, de modo a garantir o máximo de firmeza e segurança na pilotagem.
O sistema interno de iluminação personalizada é outro destaque da cabine. Novidade nesta geração do modelo, uma fonte de luz no painel da porta ilumina centenas de losangos de vários tamanhos gravados a laser, dinamicamente ao trancar e destrancar as portas. Isto realça o design esportivo do modelo. Os tapetes em veludo preto também são adornados com a inscrição RS.
Já o Audi Virtual Cockpit plus de 12,3 polegadas oferece 4 opções de visualizações, sendo os modos Runway e Conta-Giros exclusivos dos modelos RS. No modo RS Performance, as rotações são visualizadas na ordem inversa, com mais altas em primeiro plano e a marcha lenta em segundo plano. Além disso, no modo RS Individual, o novo conta-giros apresenta com destaque as rotações por minuto no centro do painel de instrumentos, além das informações sobre potência, torque, forças G, aceleração e tempos de volta.
No modo de transmissão manual, o indicador de mudança intermitente específico do RS muda a exibição de rpm de verde para amarelo e para vermelho, no estilo do automobilismo, para indicar o momento ideal da troca de marcha. Além disso, as faixas de temperatura do líquido de arrefecimento, diferencial esportivo, freios, motor e transmissão são mostradas em cores no display de 10,1 polegadas no painel de instrumentos.
Os assentos esportivos RS oferecem um excelente suporte em curvas. A versão RS 3 Sedan oferece bancos dianteiros super esportivos, ajustáveis eletricamente com função de memória para o motorista, e revestimento em microfibra Dinamica®/couro artificial com padrão de losangos e logo RS (Audi Sport).
Por fim, a versão RS 3 Sedan Track oferece bancos dianteiros RS em formato concha em fibra de carbono com ajuste manual, e revestimento em microfibra Dinamica®/couro com padrão de colmeia e logotipo RS (Audi Sport).
Ampla lista de equipamentos — Ambas as versões oferecem uma ampla lista de equipamentos. Entre os itens de tecnologia e segurança, estão airbags frontais para motorista e passageiro; airbags laterais dianteiros de cabeça e cortina; assistente de cruzeiro adaptativo com assistente de emergência; câmera traseira com visão surround; controle de cruzeiro adaptativo (ACC); detector de atenção e sonolência do motorista; faróis Matrix LED escurecidos com sequenciamento de luz e pisca dinâmicos; lanterna traseiras LED com iluminação e piscas dinâmicos; head-up display; e sistema de alerta de saída, tráfego traseiro e mudança de faixa.
São itens de conforto e conveniência: sistema de som premium SONOS 3D (680 W); aquecedor dos bancos dianteiros; ar-condicionado automático de 3 zonas; Audi Drive Select com controle de amortecedores DCC; Freio de estacionamento eletromecânico com Auto-Hold; keyless entry/go; pacote de luzes ambiente PRO em RGB; pedaleiras em alumínio; porta-malas com abertura automática via sistema hands-free; sensor de luz e chuva; soleiras das portas com logo RS (Audi Sport); teto moldado em tecido preto; e volante esportivo, de três raios, com emblema RS, parte superior e inferior achatadas, multifuncional, paddle shifts e controles satélites.
Cores e dimensões — Em relação às dimensões, o novo Audi RS 3 possui 4.533 mm (comprimento); 1.851 mm (largura, sem retrovisores); 1.984 mm (largura, com retrovisores); 1.393 mm (altura) e 2.631 mm (entreeixos). A capacidade do porta-malas é de 321 litros, e a capacidade do tanque de combustível é de 55 litros. O peso total do veículo é de 1.565 quilos.
Sobre as cores, as duas versões do modelo disponibilizam as opções Branco Arkona e Verde Kyalami (sólidas); Amarelo Píton, Azul Ascari, Cinza Kemora, Preto Mito e Vermelho Progressivo (metálicas); e Cinza Daytona (perolizada).
Internamente, a versão RS 3 Sedan possui revestimento Preto sem costura contrastante. Já a versão RS 3 Sedan Track pode ser revestida nas opções preto sem costura contrastante; preto com costura contrastante Verde Micrommata; e preto com costura contrastante Vermelho Expresso.
Ambas as versões oferecem como opção de customização da cabine os pacote de design interno RS nas cores verde ou vermelho, além das pinturas individuais Audi Exclusive ou as Pinturas com Efeito Fosco Audi exclusive.
Audi do Brasil — A Audi celebrou 30 anos no Brasil em 2024, uma trajetória repleta de desafios, superações e conquistas. A primeira aparição no país ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, com o sedã Audi 100. No ano seguinte, o eterno ídolo Ayrton Senna se tornou o representante oficial da marca em solo nacional, com a Senna Import.
Em 1994, os cobiçados veículos da montadora começaram a ser comercializados oficialmente por aqui e logo ganharam as ruas do país, com tecnologias inéditas e dinâmica de condução sem precedentes. Atualmente, a marca das quatro argolas se consolida como uma das mais desejadas do país, com sede administrativa na cidade de São Paulo (SP), terminal logístico em Vinhedo (SP) e fábrica de veículos em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), onde são atualmente produzidos os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback.
A Audi do Brasil tem uma estratégia integrada de negócios e sustentabilidade, com projetos que incorporam compromissos ambientais e sociais nos temas de eletrificação, redução das emissões de carbono, diversidade, inclusão, cultura e educação. É uma das pioneiras na agenda ESG ao incentivar a eletromobilidade e já investiu quase R$ 90 milhões em infraestrutura de recarga no território brasileiro, oferecendo carregadores elétricos em mais de 40 concessionárias e em diversos outros pontos. É um compromisso mundial da companhia de atuar para moldar a mobilidade sustentável do futuro e gerar impacto positivo à sociedade e ao meio ambiente.
O Grupo Audi, com suas marcas Audi, Ducati e Lamborghini, é um dos fabricantes mais bem sucedidos de automóveis e motos no segmento premium. Está presente em mais de 100 mercados mundialmente e produz em 21 localidades de 12 países. Subsidiárias 100% da AUDI AG incluem Audi Sport GmbH (Neckarsulm, Alemanha), Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália) e Ducati Motor Holding S.p.A. (Bolonha, Itália). Em 2023, o Grupo Audi entregou aos clientes cerca de 1,9 milhão de veículos da marca Audi, 13.560 veículos da marca Bentley, 10.112 carros esportivos da marca Lamborghini e 58.224 motos da marca Ducati. No ano fiscal de 2023, a AUDI AG atingiu um faturamento total de 69,9 bilhões de euros e um lucro operacional antes de itens especiais de 6,3 bilhões de euros. Atualmente, mais de 87.000 pessoas trabalham para o Grupo Audi no mundo todo, sendo mais de 53.000 na Alemanha. Com novos modelos, ofertas inovadoras de mobilidade e outros serviços atrativos, a Audi está se tornando uma provedora de mobilidade individual premium e sustentável.