A CGN Brasil Energia recebeu o prêmio de maior emissora de I-RECs eólicos do Brasil em 2024 durante o I-REC Day Brazil, principal evento voltado aos certificados de energia renovável do país, realizado em São Paulo–SP no dia 25 de março(terça-feira). A conquista reforça a importância da empresa na promoção de uma matriz energética limpa e transparente, contribuindo diretamente para a redução das emissões de carbono e o enfrentamento das mudanças climáticas.
O International Renewable Energy Certificate (I-REC) é um certificado que comprova que uma determinada quantidade de energia foi gerada a partir de fontes renováveis, como solar, eólica, hídrica ou biomassa. Ele é parte de um sistema global de rastreamento de energia limpa, permitindo que empresas e organizações compensem seu consumo de eletricidade de forma verificável e padronizada.
Li Li, diretor de Comercialização de Energia da CGN Brasil, recebeu o prêmio e comentou sobre a importância do reconhecimento: —este prêmio reforça nosso compromisso com a transição energética e a construção de um futuro mais sustentável. Seguiremos expandindo nossas operações para promover o uso de energia renovável e contribuir para um Brasil mais verde e limpo—.
I-REC como instrumento na mitigação do efeito estufa —O I-REC desempenha um papel essencial na transparência e na rastreabilidade da energia renovável gerada e consumida. Ao emitir I-RECs, as empresas podem garantir que a energia utilizada é de fontes limpas, contribuindo diretamente para a mitigação do efeito estufa.
Esse processo facilita a compensação de emissões de carbono e a descarbonização das matrizes energéticas, sendo decisivo para alcançar as metas globais de redução das emissões.
De acordo com estimativas da I-REC Standard, a certificação tem um papel fundamental na promoção de investimentos em energias renováveis, como a eólica, sendo uma das fontes de energia mais eficientes para a redução de carbono na atmosfera.
CGN Brasil Energia — O grupo chinês CGN atua no desenvolvimento do mercado global de energia. Com uma capacidade instalada superior a 100 gigawatts, a companhia é a maior geradora de energia nuclear da China e a terceira maior do mundo. A expansão do Grupo CGN no Brasil inicou em 2019 com a criação da CGN Brasil Energia, dedicada ao desenvolvimento de projetos greenfield, bem como à geração e comercialização de energia limpa e renovável. Atualmente, a CGN Brasil Energia opera sete complexos eólicos e três complexos solares, distribuídos em cinco regiões do país, totalizando mais de 1,5 gigawatts de capacidade de geração.