Certificação concedida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro destaca as empresas comprometidas com a promoção e defesa dos diretos das mulheres.
O Grupo Petrópolis, a maior cervejaria com capital 100% nacional, foi reconhecido com o Selo Empresa Amiga da Mulher na categoria ouro, sendo a primeira empresa do segmento cervejeiro a obter o reconhecimento mais alto da premiação. A cerimônia de entrega do Selo, promovida pelas Secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Governo do Estado de Rio de Janeiro, ocorreu no dia 31 de março (segunda-feira), no Fairmont Hotel, em Copacabana (RJ), e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL). A premiação reconhece as empresas que se destacam por promover a qualificação profissional, inclusão, bem-estar e desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho e na sociedade.
Esta conquista reflete o compromisso contínuo do Grupo Petrópolis em promover um ambiente de trabalho justo, seguro e inclusivo para as mulheres. Em 2024, o Grupo reforçou esse posicionamento ao formalizar sua adesão ao Pacto Ninguém se Cala — iniciativa do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) —, que tem como objetivo criar espaços mais seguros e acolhedores, especialmente para as mulheres, tanto no ambiente corporativo quanto em locais públicos, como bares e casas noturnas.
—Receber o Selo Empresa Amiga da Mulher é um reconhecimento valioso do compromisso do Grupo Petrópolis com a inclusão e o empoderamento feminino. Ser a primeira cervejaria a conquistar essa certificação reforça que estamos no caminho certo para transformar o mercado e a sociedade. Iniciativas como o Pacto Ninguém Se Cala refletem nosso compromisso em promover ambientes mais seguros e igualitário, dentro e fora da companhia. Essa conquista nos motiva a seguir avançando, pois acreditamos que um futuro mais justo para as mulheres é um futuro melhor para todos— afirma Giulia Faria, CO-CEO do Grupo Petrópolis.
Para receber o Selo Amiga da Mulher, as empresas precisam atender a uma série de critérios que valorizam o bem-estar e a inclusão no ambiente corporativo. Entre os requisitos, estão o compromisso com a saúde e a integridade física e emocional das colaboradoras, além da promoção de um ambiente de trabalho acessível e com condições adequadas para mulheres com deficiência. Essas diretrizes reforçam a importância de práticas corporativas mais humanas, igualitárias e seguras para todas.
Ao todo, 64 empresas receberam o Selo Empresa Amiga da Mulher na edição 2024/2025 da certificação. Este resultado representa o dobro da edição anterior e posiciona o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de organizações certificadas no País por suas ações e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres.
Outras iniciativas do Grupo Petrópolis — O Grupo Petrópolis também se notabiliza por outras inciativas de segurança e bem-estar, junto aos colaboradores e à sociedade de forma geral. Lançado em 2017, o Programa Saber Beber, uma plataforma dedicada à conscientização sobre o consumo moderado de bebidas, é também uma ferramenta de conscientização para o público interno e consumidores em torno do tema do assédio e da violência contra a mulher, principalmente após o consumo de bebidas alcoólicas.
O Grupo desenvolveu ainda uma Cartilha de Combate ao Assédio, que é amplamente disseminada entre colaboradores e que faz parte dos treinamentos obrigatórios para quem trabalha na companhia. É possível acessar o conteúdo na íntegra no site da empresa, na seção Ética e Integridade, para que todos os parceiros de negócios, clientes e fornecedores conheçam o trabalho em torno do tema.
Este ano, o Grupo Petrópolis expandiu seu trabalho junto a parceiros com um projeto de orientação e capacitação das equipes que atuam nos eventos patrocinados pelas marcas da companhia. O intuito é garantir que os profissionais que trabalhem nos shows, festivais e eventos em geral, saibam lidar com situações de assédio, além de garantir que as áreas possuam espaços adequados para acolhimento às mulheres em situação de risco e que os organizadores desses eventos tenham equipes devidamente treinadas para esse tipo de atendimento.
Além disso, é uma das 110 empresas associadas ao Movimento Mulher 360, uma associação independente sem fins lucrativos, formada por meio da união entre organizações protagonistas do cenário empresarial brasileiro, comprometidas em promover a equidade de gênero e o aumento da participação das mulheres no ambiente corporativo, nas comunidades e nas cadeias de valor.