A IACIT, empresa brasileira referência em tecnologia aplicada à defesa e controle do tráfego aéreo, e a FAB (Força Aérea Brasileira), por intermédio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), oficializaram no dia 1] de abril (terça-feira), durante a LAAD Defence & Security 2025, a assinatura do contrato para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.
A cerimônia de assinatura contou com as presenças do Comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo(DECEA), tenente-brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), major-brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski.
A parceria representa um avanço significativo para a soberania tecnológica do Brasil. Com este contrato, a IACIT se torna a única empresa brasileira a desenvolver e fabricar essa tecnologia avançada, consolidando sua posição como referência no setor de radares de longo alcance.
—Este contrato reforça o compromisso da IACIT com o avanço da tecnologia de defesa no Brasil. O Radar OTH 0200 Skywave representa um grande salto para a segurança nacional, permitindo vigilância contínua e em tempo real em áreas estratégicas. Estamos orgulhosos de liderar esse projeto inovador que fortalecerá a autonomia tecnológica do país —destacou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Defesa nacional — O Radar OTH 0200 Skywave é uma tecnologia inovadora que permite a detecção de alvos a milhares de quilômetros de distância, muito além da linha do horizonte.
Com o emprego de um sistema avançado de ondas refletidas na ionosfera, o equipamento possibilita monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas do oceano e do espaço aéreo.
Com a assinatura do contrato, o Brasil se posiciona entre os poucos países do mundo capazes de desenvolver e operar essa tecnologia de ponta.
O Radar OTH 0200 Skywave amplia consideravelmente a capacidade de vigilância das fronteiras e do espaço aéreo. A tecnologia é fundamental para detectar aeronaves voando a baixas altitudes e em regiões não cobertas por radares convencionais, aumentando a capacidade de dissuasão contra ameaças potenciais.
Parceria estratégica — A CISCEA, responsável pela implantação e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da infraestrutura de defesa do país.
A parceria com a IACIT reforça o compromisso do Brasil com a inovação e o desenvolvimento de soluções estratégicas para a segurança aérea e marítima.
Para Luiz Teixeira, CEO da IACIT, este contrato é um muito significativo para a empresa e para o setor de defesa nacional.
—Com o trabalho do DECEA através dos vários orgãos, como a CISCEA, o Brasil tem avançado continuamente, garantindo operações cada vez mais eficientes e protegidas e caminhando para se tornar um dos três melhores do mundo em segurança do espaço aéreo —declarou o CEO da IACIT.
Durante o evento a IACIT também assina contrato com Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para desenvolver sistema de controle de drones e carros voadores
A IACIT assinou contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos(Finep) para o desenvolvimento do MUST (Multi-Sensor Urban Surveillance and Tracking), um sistema inovador para o monitoramento de aeronaves não tripuladas nos domínios UTM e UAM, como drones de entrega e eVTOLs.
O projeto receberá um investimento de R$ 28 milhões por parte da Finep, com contrapartida de R$ 12 milhões da IACIT e de suas coexecutoras (Ocellot, Saipher ATC e Senai Cimatec). O prazo de execução é de 36 meses e representa um avanço significativo para a segurança da mobilidade aérea urbana no Brasil.
A assinatura do contrato ocorreu nesta terça-feira (01) durante a LAAD Defence & Security 2025, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, com a presença da Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, do ministro da Defesa José Mucio Monteiro, da diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial,(ABDI) Perpétua Almeida e do diretor de Inovação da Finep, Elias Ramos de Souza.
—Este contrato reafirma o compromisso da IACIT com a inovação e a segurança da mobilidade aérea. O MUST será uma solução pioneira, desenvolvida em alinhamento com as normativas do setor, e colocará o Brasil na vanguarda da vigilância de aeronaves não tripuladas —afirmou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.
Tecnologia de ponta — O projeto do MUST representa uma solução inovadora para monitoramento de drones e eVTOLs, integrando dados de múltiplos sensores e Inteligência Artificial para rastreamento em tempo real. Seu principal diferencial é a capacidade de garantir vigilância persistente em ambientes urbanos de alta densidade, garantindo segurança e eficiência nas operações aéreas.
Por ser altamente transversal, a tecnologia do MUST também poderá ser aplicada em cenários de segurança pública e defesa, ampliando a autonomia e capacidade de vigilância do Brasil. Além disso, o sistema será projetado para se integrar às plataformas existentes de gestão de tráfego aéreo e futuras soluções padronizadas.
O desenvolvimento do MUST reforça a posição da IACIT como referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação para controle de tráfego aéreo não tripulado.
—A IACIT investe continuamente em inovação para atender às necessidades do mercado nacional e internacional. O contrato firmado com a Finep representa mais um passo da IACIT na consolidação de sua presença no mercado global de tecnologia e segurança aérea —finalizou o CEO da IACIT.
IACIT — Fundada em 1986, a IACIT é uma empresa brasileira com sede em São José dos Campos (SP), reconhecida por sua excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para controle e tráfego aéreo, defesa, segurança pública e meteorologia.
Certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, a IACIT investe continuamente em inovação para aprimorar suas tecnologias e atender às necessidades do mercado.
O contrato com a CISCEA reafirma a posição da empresa como uma das principais desenvolvedoras de tecnologias estratégicas para o Brasil, impulsionando a inovação e a soberania nacional na área de defesa e segurança.