fpso-p76

01/04/2025

Petrobras lança licitação para plataforma tipo FPSO (P-88)

Para o projeto de revitalização do Campo de Albacora, na bacia de Campos.

A Petrobras publicou no Diário Oficial da União (DOU) no dia 31 de março (segunda-feira), a licitação para aquisição da plataforma tipo FPSO (P-88) para o campo de Albacora, na bacia de Campos. A unidade de produção será contratada sob o modelo de contrato build-operate-transfer (ou BOT). Conforme a minuta do contrato, a empresa vencedora operará o FPSO por 7,5 anos, após os quais a Petrobras assumirá.

Com início de operação previsto para não antes de 2030, Albacora terá capacidade para produzir 120.000 b/d (barris por dia) de petróleo e 6 MMm³/d (milhões de metros cúbicos por dia) de gás natural.

Os documentos do edital estão disponíveis na plataforma ‘Petronect’ sob o número de identificação 7004415516. A abertura das propostas está prevista para 1º de outubro (quarta-feira), conforme a publicação.

O processo de licitação anterior de Albacora, sob o modelo de afretamento, foi cancelado no ano passado. Duas empresas apresentaram propostas: BW Offshore (US$ 1,2 bilhão) e Ocyan (US$ 1,7 bilhão).

O projeto de revitalização de Albacora envolve a produção do reservatório de Forno, localizado na área do pré-sal do campo na Bacia de Campos. Ele substituirá as duas unidades de produção que atualmente operam na área – P-25 e P-31.

Albacora está localizada a 110 quilômetros a leste do Cabo de São Tomé, no litoral norte do estado do Rio de Janeiro.