obras-pce

26/03/2025

Três significativas obras foram entregues em portos brasileiros

Melhorias e reformas em terminais portuários foram feitas pela PCE Engenharia.

Do chão ao caminhão ou trem é a infraestrutura que existe no Termag da Bunge, no Porto de Santos que, por ser uma área destinada à importação de enxofre para a composição de fertilizante, necessita de reformas de tempos em tempos, pois o mineral é altamente corrosivo. No terminal existem transportadoras, moegas, máquinas de carregar o produto, entre outros equipamentos.

A PCE Engenharia, de Panambi, foi a empresa escolhida para fazer o retrofit e a adequação de todo o sistema de carga e também dos painéis de controle e instalações elétricas. A obra, uma das três que foram entregues entre o final de 2024 e o início de 2025 compõe um repertório de expertise da empresa na área de automação e instalações em portos e estruturas marítimas.

—Crescemos cerca de 7% no ano de 2024 em relação a 2023, neste setor e a perspectiva para este ano está se mostrando positiva —afirma o diretor comercial da PCE, Everton Rorato. Outra obra que reafirma este crescimento foi a realizada no Porto de Paranaguá, onde a empresa participou do processo de ampliação das estruturas de grãos do cliente, que aumentou sua capacidade estática de 250 mil toneladas para 1500 toneladas. Nesta operação a PCE fez a adequação de toda a instalação elétrica, dos sensores e dos painéis de comando.

A outra obra entregue foi no porto de Rio Grande, fornecendo painéis de controle, instalações elétricas e automação para um novo pescante para carga de navio. —Cada novo contrato é um desafio para a nossa equipe de campo e de P&D porque praticamente são projetos on demand, com suas especificidades, tendo a necessidade de uma entrega técnica muito acurada para evitar retrabalhos— ressalta Rorato, acrescentando que estas obras têm trazido importantes resultados em termos de experiência e portfólio.