A tributação é uma variável crítica que pode afetar a competitividade empresarial no mercado global. Assim sendo, compreender como diferentes regimes tributários influenciam esse fator é essencial para elaborar estratégias eficazes e levar o seu negócio a outro patamar.
No geral, as empresas precisam avaliar como os regimes tributários locais e internacionais impactam seus custos operacionais e margens de lucro. Por exemplo, países com sistemas tributários onerosos podem colocar suas empresas em desvantagem competitiva, enquanto jurisdições com incentivos fiscais podem oferecer oportunidades de crescimento e expansão.
Para otimizar a carga tributária sem comprometer a competitividade, as empresas devem investir em planejamento tributário eficiente, escolhendo regimes fiscais que melhor se alinhem a seus objetivos de negócios.
Além disso, explorar créditos fiscais, investir em tecnologia para automação de processos fiscais — como é o caso da Inteligência Artificial — e manter-se atualizado sobre mudanças regulatórias são outros passos fundamentais para manter uma vantagem competitiva.
Nesse sentido, adotar uma abordagem estratégica em relação à tributação assegura que as organizações possam maximizar seu potencial no mercado, promovendo tanto eficiência quanto inovação e, consequentemente, ampliando sua competitividade empresarial.
• Por: Maurício Lopes da Cunha, mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). É coordenador do curso de Pós-Graduação em Gestão Tributária e docente da FECAP nos programas de pós-graduação e de graduação nas áreas de contabilidade e tributos.| FECAP — A Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) é referência nacional em Educação na área de negócios desde 1902. A Instituição proporciona formação de alta qualidade no Ensino Médio (técnico, pleno e bilíngue), Graduação, Pós-graduação, MBA, Mestrado, Extensão e cursos corporativos e livres. Diversos indicadores de desempenho comprovam a qualidade do ensino da FECAP: nota 5 (máxima) no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e no Guia da Faculdade Estadão Quero Educação 2021, e o reconhecimento como melhor centro universitário do Estado de São Paulo segundo o Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação. Em âmbito nacional, considerando todos os tipos de Instituição de Ensino Superior do País, a FECAP está entre as 5,7% IES cadastradas no MEC com nota máxima.