grupo-bimbo

14/03/2025

Grupo Bimbo registra Ebitda ajustado em nível recorde de $55.474 milhões em 2024

Detentor de marcas como Pullman e Plusvita no Brasil, o Grupo Bimbo divulgou os resultados de 2024 com um recorte para o último trimestre do ano. “2024 foi um reflexo da nossa resiliência, inovação e compromisso com a excelência, assim como a importância de ser uma empresa global altamente diversificada. As vendas alcançaram níveis recordes, com um aumento no volume ao longo do ano, mesmo em um ambiente de consumo desafiador em alguns mercados, isso foi possível graças ao forte desempenho nas regiões do México e EAA.

Na América Latina, apesar de um começo difícil em algumas operações como Chile e Colômbia, conseguimos um forte crescimento mantendo uma oferta competitiva e nos adaptando rapidamente às condições do mercado durante o segundo semestre. E na América do Norte, apesar do contínuo ambiente desafiador de consumo, iniciamos um projeto empolgante que se espera que traga benefícios gradualmente na segunda metade de 2025 —comentou Rafael Pamias, diretor-geral da companhia.

—Gostaria de destacar a importância de ser uma empresa altamente diversificada, pois mais de 50% de nosso negócio obteve resultados excepcionais. Estamos investindo em nossa maior operação para garantir um crescimento sustentável e rentável a longo prazo, mantendo uma perspectiva otimista sobre o impacto positivo que essas iniciativas terão no Grupo Bimbo no futuro. Também estou entusiasmado com nossa recente emissão no mercado mexicano, que atraiu uma demanda extraordinária de 22 bilhões de pesos. Essa forte demanda demonstra a confiança de nossos investidores em nossa estratégia e objetivos futuros. Essa emissão fortalece nossa posição financeira e nos permite continuar avançando com nossa estratégia de expansão — diz Diego Gaxiola, diretor global de Administração e Finanças do Grupo Bimbo.

Resultados relevantes do ano — As vendas líquidas alcançaram um nível histórico de $408.335 milhões, um aumento de 2,1%, impulsionado por uma combinação positiva de preço e crescimento do volume, apesar de um ambiente desafiador de consumo, a conversão favorável da taxa de câmbio e a contribuição inorgânica das aquisições feitas ao longo do ano.

O México teve mais um ótimo ano, com sólido desempenho em volume e alcançou uma margem de Ebitda ajustado de 20,3%.

A região de EAA também alcançou níveis recordes de vendas líquidas e uma margem de Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) ajustado de 9,4%, confirmando a bem-sucedida estratégia de diversificação do Grupo Bimbo, que agora representa 11% das vendas globais.

A margem bruta expandiu 120 pontos base para 52,6% devido à queda nos custos das matérias-primas.

O Ebitda ajustado alcançou um nível recorde de $55.474 milhões.

A margem de Ebitda ajustado foi comprimida em dez pontos base, principalmente devido aos investimentos na cadeia de valor, que trarão benefícios a longo prazo, principalmente na América do Norte. Como resultado, a margem líquida majoritária se comprimiu em 80 pontos base.

A razão dívida líquida/Ebitda ajustado fechou o ano em 2,9 vezes.

Os investimentos em Capex alcançaram aproximadamente US$1.600 milhões.

O Grupo Bimbo retornou $8.666 milhões aos seus acionistas através de dividendos e recompra de ações.

A companhia ampliou seu compromisso ao alcançar eletricidade 100% renovável em mais um país, alcançando um total de 28 de seus 35 países, alcançando 97% de eletricidade renovável globalmente.

O Grupo Bimbo completou com sucesso cinco aquisições estratégicas ao longo do ano, expandindo sua presença geográfica para 35 países.

Em janeiro de 2024, a companhia emitiu com sucesso US$1.250 milhões em Notas Seniores.

Resultados relevantes do trimestre — As vendas líquidas atingiram um nível recorde de $110.312 milhões, um aumento de 8,3%, refletindo principalmente o efeito favorável da taxa de câmbio, a combinação positiva de preço e volume e a contribuição inorgânica das aquisições realizadas durante o ano.

México, EAA e América Latina alcançaram vendas líquidas recordes no quarto trimestre, enquanto a América Latina também atingiu um nível recorde na margem de Ebitda ajustado.

A margem bruta expandiu 70 pontos base para 52,5%, principalmente devido à queda nos custos das matérias-primas.

As margens Operacional e de Ebitda ajustado caíram 50 e 70 pontos base, respectivamente, devido aos investimentos na cadeia de suprimentos na América do Norte. Como resultado, a margem líquida majoritária caiu 40 pontos base.

Eventos recentes— Em fevereiro de 2025, o Grupo Bimbo emitiu com sucesso $15.000 milhões em Certificados de Dívida.

Os números apresentados neste documento estão preparados de acordo com as Normas Internacionais de Informação Financeira (IFRS).

O cálculo do Ebitda ajustado não considera o efeito da IFRS 16.

Bimbo Brasil — Maior panificadora do mundo, que faz parte da história dos brasileiros e transforma o dia das famílias com alimentos saborosos e nutritivos, o Grupo Bimbo no Brasil é líder no segmento de panificação há mais de 20 anos e está presente nos lares de milhares de brasileiros, produzindo receitas como pães, bisnagas, bolos, snacks doces e salgados. Dona de marcas icônicas Pullman, Plusvita, Artesano, Nutrella, Ana Maria, Takis, Pingüinos, Crocantíssimo e RAP10, seu propósito é nutrir um mundo melhor e, por ele, são norteadas as tomadas de decisão e ações da companhia. No Brasil, a companhia conta com mais de 5 mil colaboradores e seis unidades fabris, que abastecem mais de 70 mil clientes. No mundo, o Grupo Bimbo fabrica e distribui quase 13 mil produtos espalhados por mais de 100 marcas, em 35 países.