“Albert Maersk” foi batizado na Índia, país onde a APM Terminals também planeja investir US$ 5 bilhões.
A Maersk realizou a cerimônia de batismo de seu novo porta-contêineres de combustível duplo de metanol, “Albert Maersk”, no dia 03 de março (segunda-feira), em Mumbai, Índia, que é o décimo primeiro da frota da companhia marítima capaz de operar com esse combustível ecologicamente correto. O CEO da Maersk, Vincent Clerc, foi o anfitrião do evento, que também contou com a presença do ministro de Portos, Navegação e Hidrovias da Índia, Sarbananda Sonowal, diplomatas, autoridades governamentais, clientes, parceiros e funcionários da Maersk.
“Albert Maersk” faz parte de uma série de 18 grandes navios de metanol de combustível duplo programados para entrega em 2024 e 2025. Construído na Hyundai Heavy Industries em Ulsan, Coreia do Sul, ele pode transportar 16.592 TEUs.
A este respeito, Vincent Clerc indicou que —a Maersk continua a dar passos firmes em direção à descarbonização do transporte marítimo com a adição de mais um navio de combustível duplo à sua frota. A Índia é uma das economias de crescimento mais rápido do mundo, com um setor manufatureiro próspero, uma indústria de comércio eletrônico em expansão e exportações em expansão. Transporte e logística estão no topo da agenda da Índia e a Maersk espera fazer parcerias com a Índia em diversas frentes, incluindo a exploração do potencial fornecimento de combustíveis alternativos para transporte de baixa emissão e atividades de construção e reparo de navios no futuro, o que se alinha bem com as ambições do governo indiano de promover o setor de transporte—.
—É um privilégio para a Índia sediar a nomeação deste avançado navio de combustível duplo, uma estreia histórica para uma linha de navegação estrangeira em nosso país. Com a crescente demanda por navios verdes, a Índia tem potencial para se tornar um grande produtor e fornecedor de combustíveis verdes à base de metanol, amônia e hidrogênio. À medida que a Índia se move para se tornar uma potência marítima global, acolhemos com satisfação a colaboração contínua da Maersk em transporte marítimo verde, produção de combustível verde e logística— disse Sarbananda Sonowal, ministro de Portos, Navegação e Hidrovias.
Avanços na descarbonização — A entrega da frota de combustível duplo é um componente significativo da meta de descarbonização da Maersk para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) até 2040. O bioetanol e o e-metanol podem reduzir as emissões de GEE em pelo menos 65% em comparação com combustíveis fósseis convencionais, como combustível de bunker (dependendo da matéria-prima e do processo de produção de metanol, calculado com base no ciclo de vida).
Com tecnologias agora disponíveis para navios, a Maersk tem instado os estados-membros da Organização Marítima Internacional (OMI) a adotarem regulamentações rigorosas para impulsionar o setor em direção às suas metas climáticas. A Maersk acredita que é de vital importância que as regulamentações da OMI sejam independentes de combustível, permitindo um futuro multicombustível para o transporte marítimo e tornando o transporte de baixa emissão viável e competitivo, fechando a lacuna de preço entre combustíveis fósseis e alternativos.
Crescimento na Índia — A Maersk contribui para a economia da Índia facilitando a movimentação de um em cada seis contêineres importados ou exportados do país e permitindo o comércio global por meio de suas soluções logísticas integradas. Sua presença na Índia inclui dois terminais APM em Mumbai e Pipavav, que facilitam a importação e exportação de mais de três milhões de contêineres por ano, 26 centros de armazenagem espalhados por 350 mil metros quadrados e uma rede de distribuição que alcança mais de 80% dos códigos PIN na Índia.
Na cerimônia, a Maersk anunciou que vê uma oportunidade de investimento de cerca de US$ 5 bilhões em portos e terminais, bem como no desenvolvimento de infraestrutura terrestre na Índia.
—Acreditamos que podemos desempenhar um papel na redução do custo de logística, garantindo que nossos clientes tenham acesso a todas as suas necessidades de cadeia de suprimentos em um só lugar, desde todos os modos de transporte até o manuseio de carga portuária, armazenagem e distribuição. —Como APM Terminals, estamos interessados em investir ainda mais no desenvolvimento de portos de baixa emissão e altamente eficientes que ajudem as empresas a crescer e conectar a Índia aos mercados globais— disse Keith Svendsen, CEO da APM Terminals. | MM