Resultado é 47,1% maior que o do ano anterior; movimentação consolidada de contêineres foi de 1.497.207 no período, crescimento de 22,9%. Já no quarto trimestre de 2024, o lucro líquido da Santos Brasil totalizou R$ 206,3 milhões (-8,3% YoY), ante o mesmo período comparado ao ano anterior.
A Santos Brasil encerrou o ano de 2024 com um lucro líquido de R$ 741,9 milhões, o que representa aumento de 47,1% se comparado ao ano anterior. Já a margem líquida ficou em 25,6% (vs. 23,6% em 2023) e a receita líquida consolidada alcançou R$ 2,9 bilhões (+36,0% YoY). O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, da sigla em inglês) consolidado somou R$ 1,5 bilhão, crescimento de 46,9% YoY e a margem Ebitda consolidada atingiu 50,6% (vs. 46,8% em 2023).
O ano foi marcado por forte investimento na expansão e modernização dos ativos da companhia, com investimentos de R$ 731,1 milhões; e distribuição de proventos aos acionistas de R$ 741,9 milhões entre dividendos e Juros sobre Capital Próprio – JCP, o que reflete um payout de 100% e R$ 0,85 por ação.
Já no quarto trimestre de 2024, o lucro líquido da Santos Brasil totalizou R$ 206,3 milhões (-8,3% YoY), com margem líquida de 26,1% (-7,6p.p. YoY). O Ebitda somou R$ 404,0 milhões (+10,2% YoY), com margem Ebitda consolidada de 51,1% (-3,9 p.p.).
De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o ano de 2024 foi extremamente positivo para a Companhia, que viu o crescimento relativo dos indicadores econômico-financeiros superarem o aumento do volume operado. —Registramos um incremento na movimentação de contêineres de 23%, mas o crescimento da receita líquida, do Ebitda e do lucro líquido foram ainda maiores: 33%, 46,9% e 47,1%, respectivamente. Isso revela uma empresa estruturada para capturar mais Real por contêiner movimentado. Estamos em um momento em que a alavancagem operacional começa a impulsionar e a expandir a rentabilidade financeira— disse.
Para Dorea, a expectativa para 2025 é de um ano ainda mais forte. —A nossa estratégia — que tem se mostrado vencedora — é bem simples, na verdade. Seguimos disciplinados ao direcionar o nosso capital para ampliar a capacidade de nossos ativos operacionais, principalmente o Tecon Santos, aproveitando o cenário de forte crescimento das exportações e importações para conquistar participação de mercado; ao mesmo tempo em que remuneramos os nossos acionistas, via dividendos, em igual proporção —afirma.
Resultado operacional —A movimentação consolidada nos três terminais de contêineres da Companhia – Santos (SP), Imbituba (SC) e Vila do Conde (PA) – em 2024 foi de 1.497.207, crescimento de 22,9% YoY.
No Tecon Santos, o crescimento no ano foi de 24,0% YoY, reflexo de uma demanda aquecida nas exportações, principalmente de commodities agrícolas (açúcar, algodão, café, papel e celulose), mas também da recuperação das importações no Porto de Santos, com destaque para o setor de autopeças, químicos, bens de consumo e bens de capital.
O Tecon Imbituba apresentou um crescimento robusto de 53,1% YoY na volumetria de contêineres, resultado da operação dos novos serviços. Já o Tecon Vila do Conde sofreu com o congestionamento observado em outros portos, o que provocou sucessivas omissões de escalas destinadas ao terminal, provocando uma retração de 4,8% na movimentação de contêineres em 2024.
A Santos Brasil Logística se beneficiou do crescimento das importações no Porto de Santos e armazenou 69.756 contêineres (+11,9% YoY) nos seus recintos alfandegados (Centro Logístico Industrial Aduaneiro – CLIA) em 2024.
Os Terminais de Granéis Líquidos apresentaram, em seu segundo ano de operação, crescimento de 37,1% YoY no volume de armazenagem de combustíveis.
O Terminal de Veículos (TEV) foi impactado pela menor exportação de veículos leves para mercados da América do Sul e registrou queda de 7,4% YoY no volume de veículos movimentados em 2024, mas teve crescimento de 4,5% YoY na movimentação de veículos no 4T24, com destaque para maiores exportações ao mercado argentino.
No quarto trimestre de 2024, a movimentação consolidada nos terminais de contêiner da Santos Brasil foi de 391.188 unidades (+16,7% YoY). O crescimento foi impulsionado principalmente pelas operações de longo curso (+17,4% YoY), fruto de maiores exportações (+35,1% YoY) e importações (+17,4% YoY).
Destaque para o Tecon Santos, que movimentou 343.514 contêineres no quarto trimestre de 2024 (+19,3% YoY), com crescimento no fluxo de Longo Curso (+20,4% YoY) e na cabotagem (+12,5% YoY). A empresa voltou a conquistar a liderança no porto de Santos, com market share de 41,5% no quarto trimestre de 2024 (vs. 37,5% no quarto trimestre de 202323).
Na Santos Brasil Logística, houve um crescimento de 13,9% no número de contêineres armazenados nos CLIAs, impulsionado pelo aumento das importações no Porto de Santos. Por outro lado, a movimentação de pallets nos Centros de Distribuição caiu 82% devido à descontinuação de contratos, especialmente no setor automotivo. O Terminal de Veículos (TEV) registrou crescimento de 4,5% na movimentação de veículos, com destaque para a alta nas exportações para a Argentina.
Os Terminais de Granéis Líquidos apresentaram retração de 5,7% no volume armazenado, reflexo do menor giro dos tanques em relação ao quarto trimestre de 2023. No ano anterior, o setor foi impactado pela antecipação de importações de combustíveis, motivada pelo aumento da carga tributária no início de 2024.