Em programa de inclusão econômica para jovens em São Paulo. Alstom Foundation apoia expansão do Instituto Reciclar em programa de inclusão econômica para jovens em São Paulo. Instituto Reciclar completa 30 anos de atuação com foco na inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade. Financiamento da Alstom Foundation permitirá a ampliação do atendimento, beneficiando 330 jovens em 2025. Programa oferece educação, mentoria e capacitação profissional para jovens da comunidade do Jaguaré e entorno, promovendo habilidades técnicas e socioemocionais essenciais para o mercado de trabalho.A Alstom Foundation anuncia a concessão de um financiamento ao Instituto Reciclar para apoiar um projeto que visa promover a inclusão econômica de 330 jovens entre 15 e 19 anos da comunidade do Jaguaré, em São Paulo. A parceria terá duração de 16 meses e coincide com um marco significativo para o Instituto Reciclar, que em 2025 completa 30 anos de atuação dedicada à inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
Com o apoio da Alstom Foundation, o Instituto Reciclar ampliará significativamente o alcance de seu programa educacional em 2025. Serão 180 novos jovens ingressando na formação, duplicando o número de 90 participantes de 2024. Considerando os três módulos do programa, o total de atendidos passará de 220 para 330, marcando um avanço importante na missão de reduzir desigualdades sociais e criar oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade.
O projeto auxilia os participantes no desenvolvimento de habilidades técnicas e socioemocionais, essenciais para suas carreiras profissionais. A etapa técnica do programa inclui oficinas presenciais sobre design thinking, “projetos de vida” e reforço escolar em matemática, português e inglês. O módulo socioemocional trabalha competências como criatividade, trabalho em equipe, comunicação e proatividade.
Na segunda etapa, o foco se volta para a capacitação profissional, com formação técnica em escolas de referência e acesso a uma plataforma educacional online, que complementa o aprendizado com o desenvolvimento de habilidades cognitivas e proficiência em inglês. Por fim, o programa atua na inserção dos jovens no mercado de trabalho, conectando-os a oportunidades de emprego e estágios em empresas parceiras. Essa abordagem visa não apenas preparar os jovens para o mercado, mas também emponderá-los para construírem uma carreira sólida e sustentável.
—A Fundação Alstom busca parcerias estratégicas que gerem impacto social duradouro. Este projeto, em colaboração com o Instituto Reciclar, demonstra nosso compromisso em investir nas comunidades locais, empoderar jovens e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de São Paulo— afirma Ana Caiasso, diretora de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Alstom para a América Latina.
—Neste ano tão significativo para o Instituto Reciclar, em que celebramos 30 anos de atuação, temos a honra de contar com a parceria da Alstom Foundation para transformar a vida de jovens. A parceria vem de encontro com o crescimento no número de jovens impactados pelo Programa Educacional, oferecendo mais oportunidades para a inserção qualificada e sustentável de jovens no mercado de trabalho. Juntos, estamos construindo novos caminhos e abrindo portas para um futuro promissor para os jovens em situação de vulnerabilidade— declara Carlos Henrique de Lima, diretor executivo do Instituto Reciclar.
A iniciativa busca ampliar as oportunidades de estudo e empregabilidade para os jovens brasileiros. Em 2023, segundo dados da Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho, 7,1 milhões de jovens entre 14 e 24 anos não estudavam nem trabalhavam, sendo 60% mulheres, em sua maioria com filhos pequenos, e 68% pretos ou pardos. O mesmo estudo aponta que 38% das jovens e 46% dos jovens desempregados não concluíram o ensino médio. Diante deste cenário, iniciativas de educação, capacitação e inserção profissional são essenciais para oferecer aos jovens um caminho promissor de desenvolvimento e qualificação profissional, contribuindo para a construção de um futuro mais próspero e inclusivo.
Alstom Foundation — Criada em 2007, a Alstom Foundation apoia e financia projetos propostos por funcionários da Alstom que se unem a ONGs parceiras locais e organizações sem fins lucrativos para realizar iniciativas destinadas a melhorar as condições de vida em comunidades localizadas próximas às instalações do Grupo e locais de projetos em todo o mundo. Os projetos da Fundação se concentram em quatro áreas: mobilidade, proteção ambiental, energia e água, e desenvolvimento socioeconômico.
A Alstom se compromete a contribuir para um futuro com baixas emissões de carbono, desenvolvendo e promovendo soluções de transporte inovadoras e sustentáveis que proporcionem uma experiência agradável aos usuários. De trens de alta velocidade, metrôs, monotrilhos e VLTs a sistemas completos, serviços, infraestrutura, sinalização e mobilidade digital, a Alstom oferece ao seu diversificado grupo de clientes o portfólio mais amplo do setor. Presente em 64 países com uma equipe de mais de 84.700 pessoas de 184 nacionalidades, a empresa concentra suas habilidades em design, inovação e gerenciamento de projetos nas áreas em que as soluções de mobilidade são mais necessárias. Listada na França, a Alstom gerou receitas de €17,6 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024. | www.alstom.com.