disque-idoso-carnaval

18/02/2025

Seijes divulga Disque Idoso 165 durante ensaio técnico na Sapucaí

Equipe da secretaria distribuiu ventarolas e deu orientações relacionadas ao serviço, além de passarem com uma faixa informativa nos intervalos entre as escolas.

A Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável (Seijes) realizou, no dia 16 de fevereiro (domingo), uma ação para divulgar o Disque Idoso 165, canal de atendimento exclusivo das demandas da população 60+ de todo o estado do Rio de Janeiro. A divulgação aconteceu durante os desfiles do ensaio técnico da Série Ouro do Carnaval.

A equipe entrou na avenida distribuindo ventarolas e orientando o público de como acessar o serviço, que está disponível pelo telefone e aplicativo no celular, 24 horas por dia, sete dias por semana. No intervalo entre as escolas, os profissionais passaram com uma faixa informativa sobre o serviço, para o público conhecer o serviço, lançado há quase quatro meses.

—Desde que lançamos o Disque Idoso 165, temos realizado ações de divulgação, para que o público 60+ e sua rede de apoio conheça o serviço, disponível para atender às diversas demandas da população idosa, desde orientações sobre serviços como denúncias sobre violação de direitos e violência — explicou o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo.

Público aprova serviço —Vera Lúcia, de 70 anos, estava curtindo o ensaio quando foi abordada pela equipe. Ela destaca a importância do Disque Idoso 165 para a proteção do público 60+.

— O Disque idoso é maravilhoso e vai beneficiar muitos idosos. Tem alguns que sofrem a violência dentro da própria casa, que estão com medo de falar, de ligar ou até denunciar os maus tratos, então o serviço é importante para que essas pessoas tenham confiança em denunciar —afirmou.

Já Beth Staron, de 66 anos, destaca que o aplicativo vai ajudar os idosos a garantirem seus direitos.

—Eu acho que todos os idosos têm que procurar os seus direitos, procurar a lei. Se cuidar para não cair em golpes. Precisamos abrir os olhos, procurar ajuda, seja ela qual for — finalizou.

Atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana pelo telefone e aplicativo — O Disque Idoso 165 funciona por telefone e por aplicativo. O app Disque Idoso 165 é uma iniciativa pioneira no país e oferece diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência. Além disso, o app conta com um “botão de pânico”, que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.

Para baixar, é necessário entrar na loja de aplicativos do celular e procurar pelo Disque Idoso 165. O app é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.