navio-hapag-lloyd

18/02/2025

Hapag-Lloyd em negociações para encomendar 6 navios porta-contêineres

De 16.800 TEU movidos a GNL. Acredita-se que ele os encomendou da Hanwha Ocean (antiga DSME), da Coreia.

Acredita-se que a Hapag-Lloyd, após sua mais recente sequência de pedidos, onde assinou contratos para doze navios de 16.800 TEU da YZJ e 12 navios de 9.200 TEU da NTS, esteja prestes a encomendar mais seis navios porta-contêineres, desta vez da Coreia.

A Alphaliner menciona que a companhia marítima alemã está em negociações avançadas com a Hanwha Ocean (antiga DSME) para uma série de seis navios de 16.800 TEU com parâmetros muito semelhantes aos encomendados na China. Navios movidos a GNL dessa classe podem custar cerca de US$ 208 milhões e seriam entregues em 2027 e 2028.

Assim como os Megamaxes de 23.664 TEU construídos pela Hawha Ocean da Hapag-Lloyd, as novas unidades incorporariam o sistema patenteado de contenção de GNL do estaleiro e da siderúrgica Posco, feito de aço criogênico com alto teor de manganês. De acordo com os desenvolvedores coreanos deste tanque, o sistema está pelo menos no mesmo nível do projeto GTT mais comum, mas custa menos para ser produzido, já que o estaleiro não precisa pagar uma licença para a empresa francesa.

A DSME costumava ser uma das principais construtoras de contêineres, mas depois reduziu sua exposição ao setor. A alta demanda levou a Hanwha a entrar novamente no mercado de navios porta-contêineres. | MM