gustavo-werneck3

08/02/2025

Gerdau é a única produtora de aço em ranking das marcas mais transformadoras do Brasil

CEO Gustavo Werneck também se destacou ao conquistar o sétimo lugar no ranking dos cem líderes mais visionários, de acordo com o Thought Leaders 100.

A Gerdau é a única representante do setor do aço presente no ranking das 100 empresas mais transformadoras do Brasil — Thought Leaders 100 Empresas — produzido pela consultoria norte-americana Horse Consulting. A maior empresa brasileira produtora de aço alcançou a 11ª posição na lista deste ano. Além disso, o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, destacou-se na categoria de lideranças mais transformadoras, ocupando o sétimo lugar entre 100 executivos.

—A Gerdau é uma empresa genuinamente brasileira, que, aos 124 anos de história, possui uma capacidade de se transformar e se adaptar continuamente, acompanhando as mudanças do mundo. Fazer parte desse ranking ressalta a constante evolução da marca Gerdau, que se torna cada vez mais presente e conectada com a sociedade, mantendo um diálogo aberto e contínuo com todos os públicos— afirma Werneck. —Também gostaria de aproveitar para compartilhar estes reconhecimentos com os mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras da Gerdau, que se dedicam a fazer parte dessa jornada de moldar um futuro mais sustentável, inovador e focado nas pessoas—conclui.

Em sua segunda edição, o Thought Leaders 100 Brasil 2025 foi impulsionado por ferramentas de big data, inteligência artificial e pelo compromisso de identificar o que realmente estimula a transformação. Utilizando a metodologia própria EminenceScore, desenvolvida por economistas e cientistas de dados, o estudo analisou mais de 47 milhões de artigos da imprensa e mais de 1,4 milhão de interações nas redes sociais (X e LinkedIn). A métrica atribui pontuações específicas para fatores como posicionamento do CEO, engajamento digital e presença na mídia, destacando as empresas que estão moldando o futuro dos negócios.

Gerdau — Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (Nyse).