mrs-s-j-meriti

07/02/2025

MRS investe R$ 62 milhões em obras no Viaduto de São João de Meriti (RJ)

Para melhorar ainda mais a segurança e a mobilidade urbana. Com previsão de entrega para julho de 2025, novo viaduto transformará o tráfego local, garantindo fluidez, acessibilidade e segurança para pedestres e motoristas.

A obra do Viaduto de São João de Meriti (RJ), com um investimento total de R$ 62 milhões, é realizada pela MRS Logística e visa transformar a infraestrutura da cidade, trazendo melhorias significativas em termos de mobilidade urbana, segurança e acessibilidade. O projeto, que tem previsão de conclusão em julho de 2025, foca em reduzir o tráfego na região e promover uma melhor integração entre as vias locais, beneficiando motoristas, pedestres e a comunidade em geral.

—A obra trará benefícios para a infraestrutura local, com a urbanização das áreas ao redor, incluindo a realização de paisagismo e a melhoria do acesso a comércios e outros pontos de interesse da região— afirma Verônica Mageste, Gerente de Relacionamento Institucional no Rio de Janeiro.

O viaduto terá uma extensão aproximada de 355 metros e contará com duas rotatórias de acesso à Avenida Tancredo Neves, no sentido São Paulo, e à Avenida Ana Brito da Silva, no sentido Rio de Janeiro. Além disso, o projeto prevê um gabarito com duas mãos de direção, ciclovia e faixa de [DV1] pedestres para garantir a segurança de todos e a fluidez do trânsito. A obra também tem como objetivo a melhoria da mobilidade e acessibilidade urbana, além de promover segurança, com o fechamento da passagem de pedestres atual e a remodelação da Passagem em Nível (PN) no [DV2] Bairro São Mateus, que será transformada em Passagem de Pedestres (PP).

Projetada com foco na segurança dos pedestres e na acessibilidade, o projeto conta com rampas adequadas e iluminação moderna. As rampas terão inclinação que atende aos requisitos do Caderno de Obrigações da ANTT e garantirão o acesso a todos, incluindo pessoas com mobilidade reduzida. O sistema de iluminação será instalado ao longo de toda a extensão, proporcionando visibilidade e segurança aos usuários.

Em termos de mobilidade, a obra do viaduto reduzirá os períodos de espera causados pela passagem de trens. Com a nova estrutura, será possível cruzar a via Dutra e a Via Light de forma mais ágil, sem a necessidade de parar para a passagem das composições ferroviárias.

Durante a execução, a rotina dos moradores e comerciantes será impactada com algumas alterações no tráfego. No entanto, todas as medidas de segurança serão adotadas, como sinalização adequada e rotas alternativas para pedestres e veículos. A segurança dos trabalhadores também é uma prioridade da MRS, com sinalização constante e acompanhamento da Gerência de Políticas Sociais, que estará em contato direto com a comunidade para fornecer informações sobre o andamento das obras e possíveis pontos de atenção.

Plano de investimentos — A intervenção faz parte do Plano de Investimentos da MRS para a renovação da concessão da empresa, pelo formador das políticas públicas para o setor: a pasta ministerial ligada aos Transportes e Logística (Ministério dos Transportes) e com o aval do Tribunal de Contas da União (TCU), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entre outras esferas de governo e órgãos de controle.

MRS — A MRS é uma operadora logística que administra uma malha ferroviária de 1.643 km nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, região que concentra cerca da metade do PIB brasileiro. A companhia está entre as melhores ferrovias de carga do mundo, com produção quase quatro vezes superior àquela registrada na década de 90. A malha ferroviária conecta regiões produtoras de commodities minerais e agrícolas a alguns dos principais parques industriais do país aos maiores portos da região Sudeste, o que gera uma operação de transporte diversificada, como contêineres, siderúrgicos, cimento, bauxita, agrícolas, coque, carvão e minério de ferro. Aproximadamente 20% de tudo o que o Brasil exporta e um terço de toda a carga transportada por trens no país passam pelos trilhos da MRS. | Vídeo sobre o viaduto: https://shre.ink/bxNJ