E rentabilidade atinge 17,6%.O retorno sobre o patrimônio líquido da instituição subiu 5,3 pontos percentuais em 12 meses.
O Santander Brasil registrou lucro líquido de R$ 3,855 bilhões no quarto trimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, um aumento de 74,9% o lucro líquido gerencial (em padrão BRGAAP). Em relação ao trimestre anterior, a alta foi de 5,2%. O lucro anual do Banco somou R$ 13,872 bilhões, resultado que representa alta de 47,8% em relação ao ano anterior e já reflete uma estratégia de crescimento focada na rentabilidade e na gestão do portfólio. O retorno sobre o patrimônio líquido da instituição subiu 5,3 pontos percentuais em 12 meses, atingindo 17,6%.
No último trimestre de 2024, o Banco ampliou em 16% a margem financeira, para R$ 15,978 bilhões e aumentou em 10,1% no ano as comissões. Os gastos totais cresceram 2,8% – um ritmo inferior ao da inflação. O índice de eficiência atingiu 38%, o melhor nível dos últimos dois anos.
— Ao longo dos últimos três anos, evoluímos na construção de um balanço mais sólido, com maior previsibilidade e rentabilidade sustentável. Avançamos na construção de um modelo de atendimento diferenciado, multicanal e com transformação digital significativa, o que nos permitiu melhorar a experiência do cliente, que é atendido quando, como e onde estiver— afirma Mario Leão, CEO do Santander Brasil. —Temos uma visão consistente, de longo prazo, e uma estratégia clara para crescer e apoiar nossos clientes em qualquer tipo de cenário—.
Com 69,5 milhões de clientes no Brasil, o Santander avançou 20% no ano em financiamento de veículos, com uma carteira de R$ 73,4 bilhões no fim de 2024, quando também registrou R$ 84,4 bilhões em crédito para pequenas e médias empresas (carteira ampliada), alta de 9% em 12 meses. Os empréstimos em cartões de crédito Santander cresceram 16,3% no ano (R$ 57,685 bilhões em dezembro). A captação de recursos de clientes varejo pessoa física cresceu 41% em 2024, atingindo R$ 23 bilhões, sob impulso do modelo de especialistas em investimento para alta renda – a captação líquida média por assessor subiu 66% no ano, para R$ 16 milhões. A captação total (PF e PJ) subiu 2,9% no ano.
A carteira de crédito expandida registrou incremento de 6,2% em 12 meses, com índices de inadimplência acima de 90 dias praticamente estáveis: 3,2% no total, ante 3,1% no fim de 2023. O nível de provisões recorrente caiu de R$ 6,105 bilhões há um ano para R$ 5,932 bilhões. No mesmo período, o custo de crédito caiu de 4,0% para 3,5%.
De acordo com Mario Leão, um dos principais focos do Banco em 2025 será a hiperpersonalização do relacionamento com os clientes. Esse processo passa pela simplificação do modelo de segmentação do varejo pessoa física, que em janeiro deste ano passou a se dividir entre clientes Santander e clientes Select. Ao mesmo tempo, entre junho e dezembro de 2024, o volume de leads personalizados de ofertas de produtos e serviços enviadas pela instituição aumentou de 62% para 90%. —Além de ser o banco principal de nossos clientes, queremos que cada um deles sinta que é o nosso principal cliente —conclui o CEO do Santander Brasil.