Advogado William Adib Dib Junior assumiu a presidência da Câmara de Comércio Árabe Brasileira na noite do dia 28 de janeiro (terça-feira). Vice-presidente de Comércio Exterior na gestão de Osmar Chohfi e descendente de sírios, ele tem entre os planos aprimorar os serviços para empresas.
O advogado William Adib Dib Junior tomou posse nena noite do dia 28 de janeiro (terça-feira), como presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, sucedendo o diplomata Osmar Chohfi. Sócio do escritório Dib Almeida Laguna Manssur Sociedade de Advogados (Dalm), Dib assume o mandato disposto a ampliar o legado da Câmara Árabe e dando passos similares aos do pai, William Adib Dib, que chegou a ser presidente do Conselho de Administração da instituição.
Aumentar a esfera de influência da Câmara Árabe nos países árabes e no Brasil por meio de parceiras com órgãos dos governos, firmar novos convênios, estar presente em feiras e eventos, aprimorar os serviços às empresas e ao público, incrementar a certificação de documentos e o uso da plataforma digital de comércio exterior Ellos, oferecidos pela entidade, estão entre as metas de Dib.
“Peço a Deus sabedoria para viabilizar essas oportunidades da melhor maneira possível, para compreender os desafios a elas inerentes e para superar os obstáculos que se apresentarem ao longo do caminho”, falou Dib para as demais lideranças da Câmara Árabe em discurso da posse, após destacar a trajetória realizada pela instituição até os tempos atuais e o trabalho dos seus antecessores.
Morador de São Paulo e descendente de sírios, o advogado faz parte da terceira geração da família paterna, Dib, no Brasil, e da quarta geração da família materna, Abbud, no País. Na chegada, as duas famílias se estabeleceram no comércio. O pai de William Abid Dib Junior optou pela carreira de advogado, assim como o filho também o fez, depois de testar, por curto período, o estudo de Administração.
Formado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), pós-graduado em Especialização em Administração para Graduados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e especialista em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), Dib começou a trabalhar ainda antes da faculdade, na administradora de imóveis da família, onde também iniciou a experiência com o Direito.
—Fui amealhando processos e experiência para poder advogar— disse, em entrevista à ANBA. A administradora cuidava dos imóveis da família e Dib ganhou prática com os processos do próprio negócio para depois passar a trabalhar temporariamente para o escritório do pai e sócio. Há cerca de cinco anos, Dib está na Dalm, onde é sócio com Luis Rodrigo Almeida, Thiago Laguna e Luiz Manssur. A sua área de atuação é principalmente o Direito Imobiliário Empresarial.
A família de Dib tem na sua história a dedicação ao trabalho filantrópico. O bisavô foi um dos fundadores do Lar Sírio Pró-Infância, que ampara crianças em condições de risco e vulnerabilidade social. “Meu pai sempre se orgulhou dos feitos da colônia síria, que veio para cá em uma situação completamente adversa e conseguiu realizar o que muita gente, muitas vezes com muito mais amparo, mais estudo, mais condição, não consegue”, afirma, lembrando que muitas das instituições fundadas são grandes ícones no estado e no Brasil.
Solenidade de posse ocorreu na sede da Câmara Árabe — Dib foi presidente da Lar Sírio Pró-Infância entre os anos de 2017 e 2020. “A ideia é a gente formar essa criançada, dar um pouco mais de base para que amanhã eles possam ascender”, afirma Dib. Ele afirma que o resultado do trabalho da instituição consiste em garantir que o garoto que está atualmente no Lar Sírio no futuro não precise colocar seu filho lá. Tal norte moveu Dib no trabalho junto à instituição.
Nas atividades que realiza na Câmara Árabe, da qual participa há cerca de 12 anos, o que move o advogado é poder propagar a cultura árabe e fomentar o relacionamento entre os países árabes e o Brasil. “Trazer a nossa cultura, os nossos valores para mais perto da nossa gente, para mais perto do País”, afirma sobre sua vontade de difundir os valores árabes no Brasil.
Lideranças da Câmara Árabe participaram de evento— Na Câmara Árabe, Dib foi diretor, depois vice-presidente Administrativo e então vice-presidente de Comércio Exterior. Ele afirma que se sente honrado em ocupar a presidência. No discurso de posse, o advogado destacou a ajuda da instituição aos empresários brasileiros para estabelecerem operações em países árabes e aos árabes na conquista de parcerias no Brasil.
Ele também falou sobre a força positiva de diálogo entre os governos das duas regiões que a Câmara Árabe se tornou e as contribuições para vencer disrupções na relação comercial. —Esta entidade testemunhou e contribuiu com a surpreendente evolução do comércio entre o Brasil e os países árabes, de pouco mais de US$ 4 bilhões em 1989 até o recorde alcançado no ano passado, superior a US$ 33 bilhões”, disse. Citando o movimento de investimento brasileiro no mundo árabe e vice-versa, Dib — afirmou que o cenário do relacionamento Brasil- Países Árabes se mostra próspero.
William Adib Dib Junior, 55 anos, é casado com Maria Cristina Dellivenneri Manssur Dib e pai de três filhos: William Adib Dib Neto, Roberto Manssur Dib e Gabriel Manssur Dib. Assim como a convivência com a comunidade árabe de São Paulo foi um combustível para ele próprio conservar a cultura árabe na sua vida, hoje também é o que alimenta os laços da sua família com a Síria.
O advogado assumiu a presidência da Câmara Árabe em solenidade conduzida pelo presidente do Conselho Superior de Administração da instituição, Marcelo Sallum. “Que essa nova gestão, liderada pelo William, seja marcada por avanços significativos e pela valorização dos princípios que sustentam a nossa entidade”, disse Sallum para o novo presidente e aos demais presentes na reunião.
Dib estará à frente da Câmara Árabe acompanhado por Nahid Chicani como vice-presidente Administrativo, Daniel Hannun como vice-presidente de Comércio Exterior, Silvia Antibas na vice-presidência de Comunicação e Marketing, Mohamad Abdouni Neto como tesoureiro e Mohamad Orra Mourad, que também é secretário-geral, na vice-presidência de Relações Internacionais. A gestão também será acompanhada por um quadro de diretores estatutários. | ANBA