Design mais moderno traz os aros olímpicos com cores originais e foi apresentado no evento que celebrou a posse da nova gestão da entidade para o ciclo Los Angeles 2028.
Após uma década consolidando sua identidade, o Time Brasil inicia o ciclo olímpico de Los Angeles com uma nova marca. Mais moderno, o design traz os aros olímpicos em suas cinco cores e foi uma das revelações apresentadas no evento de celebração da posse da nova gestão do COB, no dia 30 de janeiro (quinta-feira), no Campo Olímpico de Golfe, no Rio de Janeiro(RJ). Houve ainda a preocupação de manter elementos que representassem a tradição do movimento olímpico brasileiro, reforçando uma identidade forte e duradoura, e a de remeter ao âmbito esportivo, com a utilização de um brasão. Com o slogan “Juntos por uma nação esportiva”, a nova marca do Time Brasil começa a ser usada de imediato nos canais digitais do COB.
—Do ponto de vista de branding fazia todo o sentido a marca do Time Brasil ter os aros olímpicos na forma colorida, original do COI. Os aros são uma das marcas mais valiosas e difundidas do mundo e nós queríamos trazer essa valorização para nossa logo. Além disso, procuramos implementar um design mais moderno, sem deixar de atrelar à nossa identidade verde-amarela muito bem consolidada no imaginário do torcedor brasileiro— ressaltou o presidente do COB, Marco La Porta.
Para trazer um visual mais jovem, foi desenvolvido um processo de redesign para apresentar traçados mais modernos e redondos. O resultado foi revelado num ato simbólico, pela mascote oficial do Time Brasil, o Ginga, vestindo uma camisa estampada com a marca diante de atletas, ex-atletas, presidentes e dirigentes de Confederações, autoridades, parceiros e patrocinadores do Movimento Olímpico Brasileiro presentes no evento.
—Nada melhor do que um novo design, mais moderno e leve, para representar o momento atual do movimento olímpico brasileiro. Estamos atentos à necessidade de ‘conversar melhor’ com o público que consome o esporte olímpico brasileiro e além da marca nova vamos buscar novos caminhos para contribuir na criação de uma nação esportiva”—explicou a diretora de Comunicação e Marketing do COB, Manoela Penna, ressaltando a transição gradual na aplicação da marca nos materiais do COB levando em conta a sustentabilidade.
Marco La Porta destaca papel do COB na criação de Nação Esportiva — Durante a celebração da posse da diretoria para o ciclo Los Angeles 2028, o presidente do COB, Marco La Porta, deixou clara a maior preocupação com o desenvolvimento da prática esportiva no Brasil. Reconhecido por ser o responsável pelo alto rendimento do esporte olímpico brasileiro, o COB inicia uma nova gestão com um olhar mais amplo sobre o tema.
—Antes de ser potência olímpica, precisamos ser uma Nação Esportiva. Países que costumam frequentar o Top 10 do quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos investem alto integrando esporte com educação, com saúde, com cultura e colhem os frutos com um aumento da base praticante que revela os futuros medalhistas. Como Presidente do COB, terei junto com a minha vice-presidente, Yane Marques, um símbolo de que é possível, e com um time extremamente capaz, o desafio de nos próximos anos lutar pela ampliação da base de praticantes esportivos. Fazer diferente—disse La Porta.
Figurar no Top 10 do quadro de medalhas em uma edição dos Jogos Olímpicos e se tornar potência olímpica são temas recorrentes, mas liderar essa união dos mais diversos entes no desenvolvimento de um trabalho mais abrangente será a missão a partir de agora. Os pilares que o COB pretende atuar para a formação de uma Nação Esportiva foram elencados aqui.
—Sem base não tem alto rendimento. O COB não pode se omitir e precisa liderar esse processo. Contamos com todos: Comitê Brasileiro de Clubes, Confederação Brasileira do Desporto Escolar, Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Comitê Paralímpico Brasileiro, Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos, Forças Armadas, deputados, senadores, ministros, governantes, empresas, todos juntos por uma Nação Esportiva— completou La Porta.
Yane Marques será chefe de missão em Los Angeles 2028 — Yane Marques, medalhista olímpica e primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil, foi anunciada para exercer outra função inédita: será chefe de missão brasileira nas três principais competições multiesportivas do ciclo. Caberá à pernambucana de Afogados da Ingazeira a tarefa de liderar o Time Brasil nos Jogos Sul-americanos Santa Fé 2026, Jogos Pan-americanos Lima 2027 e Jogos Olímpicos Los Angeles 2028.
O anúncio foi feito no dia 30 de janeiro (quinta-feira) no evento de celebração da posse da nova gestão do COB, no Rio de Janeiro, pelo presidente da entidade, Marco La Porta. Ao assumir a vice-presidência do COB no último dia 15 para um mandato de quatro anos, Yane já havia derrubado tabus históricos. Ela, que já era a primeira brasileira medalhista olímpica no pentatlo moderno brasileiro, tornou-se a primeira mulher a ocupar tão alto posto na hierarquia da centenária história do COB. Agora também se tornará a primeira profissional feminina a chefiar uma delegação do Time Brasil em Jogos Olímpicos e Jogos Pan-americanos.
—Sempre tive muito orgulho de representar meu país. Passa um filme na cabeça, tantas missões, tantas competições, tanto esforço, tanto suor e tanto orgulho de carregar a bandeira do Brasil. Não será diferente agora. O desafio é grande, a responsabilidade também, mas a gente lutou tanto para isso, né? Tenho que agradecer ao presidente Marco La Porta, que já esteve nesse papel, e sabe da sua relevância, por confiar em mim. Estou pronta e sempre à disposição para ajudar o movimento olímpico brasileiro—declarou Yane Marques.
COB — O Comitê Olímpico do Brasil (COB) é uma organização não governamental, filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI), que trabalha na gestão técnica, administrativa e política do esporte nacional. A missão do COB é desenvolver e representar com excelência o esporte de alto rendimento do Brasil, trabalhando na melhoria de resultados esportivos do Time Brasil, elevando a maturidade de gestão do COB e Confederações filiadas e fortalecendo a imagem do esporte olímpico brasileiro. É dever do COB ainda proteger e promover os valores olímpicos em território nacional.
Ao longo de seus 110 anos de existência (fundado em 8 de junho de 1914), o COB já levou o Brasil à conquista de 170 medalhas em Jogos Olímpicos (40 de ouro, 49 de prata, 81 de bronze) e 38 medalhas em Jogos Olímpicos da Juventude (11 de ouro, 15 de prata e 12 de bronze).
ABInBev, Airbnb, Alibaba Group, Allianz, Coca-Cola, Deloitte, Intel, Omega, P&G, Samsung e Visa são Patrocinadores Olímpicos Mundiais (programa TOP do Comitê Olímpico Internacional). O COB tem o patrocínio das empresas: CAIXA, Loterias CAIXA, Medley, Mormaii, Vivo, Hemmer, Grupo Águia, Neoenergia e Max Recovery.
O COB possui também parceria com as Loterias Caixa, que, conforme previsto por lei, repassam 1,7% do valor apostado em todas as loterias federais do país para investimento no esporte olímpico brasileiro. | www.cob.org.br