E conhece operações do terminal.
O novo diretor de Gestão Portuária da PortosRio, Marcos Muffareg, realizou mais uma visita dentro de sua agenda de imersão nos portos administrados pela Autoridade Portuária, no dia 30 de janeiro (quinta-feira). Desta vez, esteve no Porto de Angra dos Reis para conhecer as operações, instalações e projetos. Acompanhado por gestores da PortosRio e do Terminal Portuário de Angra dos Reis (TPAR), o diretor recebeu informações detalhadas sobre as atividades desenvolvidas e as oportunidades de expansão dos negócios.
O gerente do Porto de Angra, Eder Velludo, abriu a programação com uma apresentação sobre o funcionamento do terminal e suas operações. Em seguida, Jefferson Martins, diretor do TPAR, detalhou os planos estratégicos para a atração de novas cargas e os tipos de mercadorias atualmente movimentadas pelo terminal.
Após as apresentações, Muffareg percorreu as instalações do porto, incluindo a área operacional e o terminal arrendado. A visita foi acompanhada pela superintendente substituta de Gestão Portuária dos portos de Itaguaí e Angra dos Reis, Júlia Crisóstomo, pela gerente de Fiscalização de Operações do Porto de Itaguaí, Cíntia Castro, e pelo gerente administrativo do TPAR, Cláudio Amaral.
—O Porto de Angra tem um papel fundamental no suporte logístico às operações offshore e na movimentação de cargas especiais. Sua localização estratégica e infraestrutura diferenciada proporcionam vantagens competitivas significativas. A visita de hoje reforça nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento desse ativo e trabalhar em conjunto com a arrendatária para ampliar sua competitividade — afirmou Muffareg.
O TPAR é uma empresa arrendatária controlada pelo grupo Splenda. O terminal destaca-se pelo apoio às atividades offshore e pela movimentação de cargas de projeto e carga geral. Entre seus diferenciais estão a proximidade com o pré-sal, que possibilita a redução de até 40% no consumo de combustível das embarcações, um cais de 400 metros e um calado que permite a atracação de embarcações de grande porte, como PLSVs, sondas de perfuração, UMSs e navios Heavy Lift.