fabiano-ferreira

31/01/2025

Vero firma parceria com Cubo Itaú para impulsionar inovação e fomentar novos negócios

Colaboração visa acelerar soluções tecnológicas e gerar novos negócios, fortalecendo o posicionamento de diferenciação da companhia.

A Vero, empresa de telecomunicações, anuncia parceria com o Cubo Itaú, hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina, com o objetivo de acelerar a cultura da inovação dentro da companhia. A colaboração visa conectar a empresa com startups e parceiros, promovendo experimentações ágeis para solução dos mais variados desafios. Com isso, a Vero pretende se antecipar às tendências e continuar se posicionando como referência em inovação no setor em que atua.

Nos últimos anos, a companhia tem ampliado significativamente seu investimento em iniciativas voltadas ao tema e, em 2025, estima aportar pelo menos R$ 150 milhões na frente de inovação.

Para Fabiano Ferreira, CEO da Vero, essa parceria representa um marco na consolidação de uma cultura inovadora dentro da empresa. —Ao integrar nosso know-how com o ecossistema de startups, esperamos criar soluções que transformem o setor e melhorem a experiência de nossos clientes e permitam que a gente desenvolva novos serviços, indo além da conexão. Nosso compromisso com a inovação nos permitirá oferecer soluções ainda mais completas e conectadas —afirma o executivo.

Além de identificar oportunidades de negócios, acelerando a introdução de novos produtos e serviços, a parceria com o Cubo também pretende ampliar a eficiência da operação por meio da adoção de soluções que otimizem processos internos e reduzam custos.

Thales Souza, diretor de Novos Negócios, responsável pela área de inovação, afirma que, em 2025, a expectativa é que a Vero realize uma série de provas de conceito (POCs) a cada trimestre, ampliando seu know how em inovação e fomentando sua competitividade. —Acredito que com a parceria, fortaleceremos a troca de conhecimento entre startups e empresas, promovendo eventos conjuntos que impulsionem o crescimento do ecossistema de inovação como um todo— complementa.

O Cubo Itaú é um hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. Em 2023, as startups da comunidade captaram mais de R$ 2,8 bilhões em 140 rodadas, segundo levantamento feito para o Selo Cubo 2024. Em relação a faturamento, os dados obtidos mostram que houve um crescimento médio de 25,8% por startup.

—A chegada da Vero em nossa comunidade é uma parceria estratégica que não só fortalece nossa rede de inovação, mas também amplia significativamente as oportunidades para nossas startups no meio de telecom. Por meio deste apoio, os empreendedores tecnológicos terão acesso a expertise de uma companhia consolidada, novos mercados e uma infraestrutura robusta, o que acelera o desenvolvimento de soluções inovadoras para a América Latina —afirma Paulo Costa, CEO do Cubo Itaú.

Vero —A Vero é uma empresa de telecomunicações que atende o mercado residencial (B2C) e empresarial (B2B) com produtos de voz, dados, banda larga, dados móveis, serviços digitais, serviços SAAS (Software as a Service) e HAAS (Hardware as a Service), entre outros. Com presença em 9 estados mais o Distrito Federal e mais de 425 cidades, a companhia leva a cultura do foco no cliente para 1,36 milhão de assinantes no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, conectando 4,5 milhões de usuários por meio de uma infraestrutura robusta e de alta performance com 77 mil km de rede, sendo 23,7 mil km de backbone e 54,3 mil km de FTTx.

Cubo Itaú — Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é um hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico focado na América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú tem uma sede na Vila Olímpia, em São Paulo, e em Montevidéu, no Uruguai, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 500 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 25 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, Cargill, Dexco, MPD, Saint-Gobain, ConectCar, iCarros, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, International School, TIM, Stellantis, Jaguar Land Rover, Prudential, NTT Data Brasil, Fundo Vale, IGA, Visa, Wayra Brasil, RD Saúde, Copa Energia, AWS, Microsoft e Oracle. Soma-se a isso a presença de uma comunidade dedicada a Investidores com Antler, BID Lab, HiPartners, Latitud, Norte, SaaSholic, Bewater, Crivo Ventures, Gridx, Indicator, Kamay Ventures, Oxygea, NXTP, Partners for Growth, SP Ventures e Upload com apoio da LAVCA, abvcap e Emerging Venture Capital Fellows, além de parceiros estratégicos, como Instituto Caldeira, FM/Derraik, Abstartups, Innoscience, entre outros.