gerdau-be8

30/01/2025

Gerdau e Be8 estabelecem parceria para estudos de uso de novo biocombustível

A Be8, empresa líder em produção de biodiesel, vai ofertar o novo Be8 BeVant® para apoiar a estratégia da Gerdau em seu processo de descarbonização e na estratégia de sustentabilidade.

A Be8 e a Gerdau estabeleceram uma parceria para estudos de utilização do Be8 BeVant® na unidade de mineração da produtora de aço em Minas Gerais. O novo biocombustível tem capacidade de substituir em 100% o diesel fóssil e antecipar ganhos de descarbonização. A Gerdau realizará testes com a tecnologia Be8 Bevant® utilizando o biocombustível em seus geradores e na frota logística daquela operação.

De acordo com Flávia Souza, diretora global de Energia e Suprimentos da Gerdau, a produtora de aço segue avançando em seu compromisso de reduzir ainda mais sua intensidade de emissões de gases de efeito estufa (GEE), que atualmente é de 0,91 t CO₂e por tonelada de aço (Escopos 1 e 2), para 0,82 t CO₂e por tonelada de aço até 2031. —Aos 124 anos de história, a Gerdau está comprometida em ser parte das soluções aos desafios e dilemas da sociedade, atuando de forma colaborativa na construção de um futuro mais sustentável para o planeta. A parceria com a Be8 contribuirá para o desenvolvimento de tecnologias que visam uma economia de baixo carbono, criando avenidas de oportunidade para a descarbonização do setor do aço— afirma Flávia.

—Apoiar a Gerdau a continuar sua liderança na construção de uma indústria do aço sustentável, com o uso do Be8 BeVant®, é motivo de muito orgulho para toda a equipe da Be8—comemorou Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8. —Nosso produto é um novo biocombustível capaz de ser utilizado 100% puro e de reduzir emissões de gases de efeito estufa significativamente— completou.

Be8 BeVant® — O produto da Be8 BeVant® é inovador e de alta performance desenvolvido pela Engenharia da empresa e patenteado para ser o mais jovem biocombustível a compor o mercado brasileiro de energias limpas. No seu processo de avaliação, o produto já foi validado em grandes empresas fornecedoras de peças para o setor automotivo, produtoras de motores diesel e em geradores estacionários, bem como em máquinas agrícolas e de construção. Com produção na sede de Passo Fundo (RS), a empresa tem capacidade instalada para escalar a produção e atender rapidamente os mercados interno e externo.

Be8 — A Be8 é uma empresa global de energias renováveis que implementa novas matrizes energéticas por meio de um ecossistema circular de inovação. Com foco em uma produção que garante um futuro com recursos naturais, a empresa faz entregas sustentáveis para as pessoas, os negócios e o planeta. A Companhia é integrante da holding ECB Group e foi fundada em 2005. A sede da companhia fica em Passo Fundo (RS) e contamos com escritórios administrativos em São Paulo (SP) e em Genebra, na Suíça e em Dubai (Emirados Árabes Unidos), responsáveis por comercializar a nossa produção de Passo Fundo (RS), Marialva (PR), Nova Marilândia (MT), Floriano (PI), Santo Antônio do Tauá (PA), La Paloma (Paraguai) e Domdidier (Suíça).

Gerdau — Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (Nyse).