abav-nacional-lidera

25/01/2025

ABAV Nacional lidera missão internacional na Fitur 2025

Proposta é fomentar negócios junto às principais operadoras internacionais; dez agências de viagens, entre emissivas e receptivas, participam do intercâmbio de experiências.

A Associação Brasileira de Agências de Viagens- ABAV Nacional — dá início à sua primeira missão internacional. A entidade leva dez empresas associadas dos segmentos de turismo emissivo e receptivo para a Fitur 2025, uma das mais prestigiadas feiras de turismo do mundo, que ocorre de 22 a 26 de janeiro(quarta a domingo), em Madri, na Espanha.

De acordo com a presidente da Associação, Ana Carolina Medeiros, a iniciativa representa um marco estratégico para o fortalecimento do setor e o posicionamento do país como um destino competitivo e de grande relevância no cenário internacional. —Esta é uma iniciativa pioneira da ABAV Nacional. Escolhemos a Fitur como um piloto para aprimorar a logística e os critérios de seleção da nossa missão internacional, garantindo que, no futuro, possamos alcançar nossos mais de dois mil associados em todo o Brasil—.

De acordo com Ana Carolina Medeiros, presidente da ABAV Nacional, a presença de autoridades internacionais, como o rei da Espanha e o embaixador do Brasil no país, Orlando Leite Ribeiro, e nacionais, como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ao lado das iniciativas promovidas pela entidade, fortalece a imagem do país como destino de excelência e demonstra o alinhamento dos setores público e privado. —Ter o Brasil como país homenageado na Fitur é um marco para o nosso turismo, especialmente com a posse do ministro Celso Sabino na presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo. Nossa Associação se orgulha de contribuir ativamente para o cenário de crescimento do nosso mercado turístico—.

Seleção e participação — A seleção das empresas participantes foi realizada com base em um regulamento detalhado, que levou em consideração critérios como faturamento, segmento turístico atendido e outros requisitos específicos. Para esta primeira edição, foram selecionadas agências de turismo emissivo e de receptivo, garantindo uma representatividade do mercado de agenciamento de viagens brasileiro. —Essa diversidade é crucial para promover o intercâmbio de experiências e fortalecer ambos os lados do setor — reitera Ana Carolina Medeiros.

Os participantes foram escolhidos entre os membros do Conselho da ABAV Nacional e presidentes das ABAVs estaduais, consolidando esta iniciativa como um projeto piloto para futuras missões internacionais, que devem ser realizadas ao longo do ano.

A entidade anunciou que a próxima edição será realizada na WTM Londres, no segundo semestre de 2025, após avaliação e aprimoramento da logística para seleção de participantes, de forma a alcançar cada vez mais associados. —O crescimento do Turismo no Brasil está diretamente ligado ao papel estratégico do agenciamento de viagens. Com essas missões internacionais, buscamos não apenas qualificar continuamente nossos profissionais, mas também posicionar o país como um destino de excelência e competitividade no mercado global— ressalta a presidente da Associação.

Marco histórico — A ABAV Nacional prestigiou a solenidade de posse do ministro do Turismo, Celso Sabino, como presidente do Conselho Executivo da ONU Turismo, nesta quinta-feira (23). Pela primeira vez, o Brasil ocupa um dos mais altos cargos de decisão na entidade, reforçando a relevância do país no cenário mundial e fortalecendo sua posição estratégica no setor. —A ABAV Nacional celebra este avanço histórico para o turismo brasileiro. Essa conquista coloca o Brasil no centro das decisões globais —enfatiza Medeiros.

ONU Turismo —Como parte de sua participação no painel “UN Tourism Affiliate Members Corner: Targeting Traveler Segments”, dedicado a membros da ONU Turismo, a ABAV Nacional, representada por sua Gerente Institucional, Ana Beatriz Serpa, apresentou a palestra “Culinary Enthusiasts” (Entusiastas da Culinária), nesta sexta-feira (24). A iniciativa integra os debates do setor Traveler Segments (Segmento de Viajantes), e destacou o Brasil como um destino gastronômico, abordando a riqueza e a diversidade dos sabores da gastronomia brasileira, um importante atrativo para o turismo.

Fomento — A ação reflete o compromisso da ABAV Nacional em conectar seus associados às melhores oportunidades de negócios para o setor e promover o turismo brasileiro no cenário global. A presença das empresas na Fitur permitirá networking e negociações com importantes operadoras internacionais, ampliando parcerias estratégicas e fortalecendo o agenciamento de viagens no país. A programação também inclui palestras sobre tendências do setor.

— Acreditamos que iniciativas como esta são cruciais para o desenvolvimento de um turismo mais profissional, revitalizado e responsável. Nosso objetivo é posicionar o Brasil como um destino competitivo, fomentando o intercâmbio de experiências e ampliando nossa presença em eventos globais de grande impacto, como a Fitur —destaca a presidente da ABAV Nacional.

ONU Turismo — No ano em que o Brasil é o grande homenageado da Fitur, a ABAV Nacional também estará presente na programação do evento. A Gerente Institucional da entidade, Ana Beatriz Serpa, apresentará a palestra “Culinary Enthusiasts” (Entusiastas da Culinária, em tradução livre), abordando a riqueza e a diversidade dos sabores da gastronomia brasileira, que são um verdadeiro atrativo turístico. A participação da Associação será no painel “UN Tourism Affiliate Members Corner: Targeting Traveler Segments”, dedicado a apresentações lideradas por membros da ONU Turismo.

Empresas participantes da primeira missão internacional da ABAV Nacional: Globaltour The Viagens e Turismo; Brazil Amazon Turismo; Daybrasil Turismo/Taguatur Turismo; Time to Travel; Decolando Turismo; Promotional Travel; Cia do Turismo; Essenciale Viagens; Impacto Ecoturismo; Pampulha Turismo.

No dia 24 de janeiro (sexta-feira), a gerente Institucional da ABAV Nacional, Ana Beatriz Serpa, apresentou a palestra Culinary Enthusiasts na Fitur 2025, promovendo a riqueza e a diversidade da gastronomia brasileira como um atrativo para o turismo internacional. A conferência, que integra o painel “UN Tourism Affiliate Members Corner: Targeting Traveler Segments”, destacou ingredientes típicos como cacau, castanhas e açaí, com ênfase na culinária paraense e sua conexão com a COP 30, que acontecerá em Belém (PA), neste ano.

A participação da ABAV Nacional na programação foi uma oportunidade enriquecedora para promover o Brasil internacionalmente e reforça a atuação da entidade para posicionar o país como um destino turístico diverso e atrativo, valorizando a cultura e a gastronomia como diferenciais estratégicos no cenário global.

ABAV Nacional — A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953 e hoje conta com mais de duas mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.

A ABAV é membro afiliado da ONU Turismo desde 2024, membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação, além de integrar o WTAAA – World Travel Agencies Association Alliance e o Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global e fortalecendo seu papel como referência no turismo internacional.

Mais informações clique no banner ao lado neste Canal Turismo de Negócios do Portal e TV Fator Brasil.