Honraria é dada a quem contribui para o fortalecimento da segurança pública do estado.
O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, recebeu, no dia 21 de janeiro (terça-feira), a medalha Mérito Operações Policiais Especiais, na sede do Bope, em Laranjeiras. A condecoração reflete o reconhecimento ao trabalho da federação em contribuir, por meio de ações concretas, para o fortalecimento da segurança pública do estado do Rio de Janeiro.
—A honraria reforça o compromisso da Fecomércio RJ com iniciativas que promovem um estado mais seguro e acolhedor para todos. Sempre que pudermos, vamos colaborar porque entendemos que segurança pública é uma responsabilidade de todos, não apenas das polícias— disse o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Ao todo foram agraciadas 54 personalidades na solenidade que marcou os 47 anos de fundação do Batalhão de Operações Policiais Especiais e contou com a presença de grandes lideranças, como os secretários de Segurança Pública, Victor dos Santos; da Polícia Militar, coronel Marcelo de Menezes Nogueira; e da Polícia Civil, delegado Felipe Curi; além de diversas autoridades civis.
O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, coronel Aristheu de Góes Lopes, aproveitou a comemoração do aniversário da unidade para inaugurar um busto do idealizador e fundador do Bope, o coronel Paulo César Amendola.
Fecomércio RJ — Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 286 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 70% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,8 milhão de empregos formais, que equivalem a 61% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.
A Fecomércio RJ e o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) são signatários do Pacto Global da ONU. Ao terem suas adesões oficializadas pelo organismo internacional, as duas Casas se comprometem com os dez princípios universais derivados da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho, da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, e da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, se alinhando aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que integram a Agenda 2030.