A reforma possibilitará um aumento na produção de aproximadamente 19%, atingindo 128 mil toneladas anuais. As medidas visam também a melhoria na eficiência geral da máquina e redução no consumo de vapor. O início das operações está programado para o primeiro trimestre de 2026.
Heidenheim/alquería— A Hinojosa Packaging Group, um dos principais fabricantes de papel da Espanha, está realizando a reforma planejada de sua PM 1 na unidade de Alquería, Espanha, em parceria com a fornecedora de linha completa Voith. O projeto visa ampliar em cerca de 19% a produção de papel cartão com gramaturas de 115 a 195 g/m², alcançando 128.000 toneladas anuais de papel comercializável, melhorar a eficiência geral da máquina e reduzir o consumo de vapor.
Com um foco estratégico marcante na economia circular e na descarbonização, a Hinojosa Packaging Group reafirma seu compromisso com processos produtivos inovadores. A reforma planejada da PM 1, que possui uma largura de tela de 3.400 mm e uma velocidade de projeto de 1.000 m/min, é mais um passo para melhorar a pegada ambiental da empresa, assegurando ao mesmo tempo operações eficientes e confiáveis.
—Processos produtivos orientados para o futuro exigem tecnologias inovadoras— afirma Juan Jose Calvo, gerente de Projetos da Hinojosa Paper Alquería. —Com a Voith, contamos com um parceiro experiente e profundamente conhecedor da transformação de máquinas de papel para atender às demandas futuras. Estamos ansiosos pelos resultados desta colaboração, que nos permitirá continuar produzindo de forma rentável e alinhada às exigências de sustentabilidade—.
— Somos especializados em tecnologias eficientes e sustentáveis, projetadas para economizar recursos —declara Ignacio Benito, Gerente de Aplicações e Engenharia da Voith Paper. —Estamos muito satisfeitos pela confiança que a Hinojosa Packaging depositou em nossa ampla expertise e pela oportunidade de modernizar a PM 1, preparando-a para o futuro—.
A parada e o start up da PM 1 estão programados para o primeiro trimestre de 2026. A reforma incluirá atualizações tanto para a preparação de massa OCC quanto para a máquina de papel. A Voith realizará mudanças no sistema de aproximação e também realocará a caixa de entrada existente. A seção de formação será otimizada e receberá novos elementos de desaguamento. —Modificações inovadoras na seção de prensas permitirão um maior teor seco e, consequentemente, uma redução significativa no consumo específico de energia, mesmo com aumento na capacidade de produção— explica Philip Schnellinger, gerente de Tecnologia de Processos da Voith Paper.
O primeiro grupo de secagem será convertido para uma configuração de single-tier com DuoStabilizers, permitindo a passagem de ponta sem corda e uma melhor estabilização da folha. Novos acionamentos diretos (“silent drives”) serão instalados em toda a seção de secagem. Além disso, novos S-Stabilizers serão integrados nos grupos de secagem em duas fileiras das seções de pré-secagem e pós-secagem. Um grupo de secagem adicional com novos cilindros secadores de aço EvoDry também será instalado na seção de pré-secagem. Quatro cilindros secadores de aço EvoDry adicionais serão instalados na seção de pós-secagem e a capota de secagem será ampliada.
O sistema Prevo da Voith será utilizado para transferir a ponta da folha de maneira rápida e segura da seção de pós-secagem para a enroladeira. A enroladeira existente será realocada e equipada com um novo depósito de tambores. O sistema QCS On.Quality da Voith será integrado para aprimorar o monitoramento do processo e da qualidade. O escopo de fornecimento inclui ainda um amplo pacote de peças de reposição, bem como engenharia e serviços abrangentes.
Clientes em todo o mundo se beneficiam das soluções de modernização sob medida da Voith, que melhoram a eficiência, o desempenho e a vida útil dos sistemas de produção de papel. Otimizações e reformas de máquinas de diferentes escopos permitem uma redução significativa nos custos operacionais e um aumento na qualidade da produção, sem a necessidade de investimentos em novas linhas. Este pedido reforça a experiência comprovada da Voith em soluções personalizadas de reforma e destaca seu papel como parceiro confiável para soluções inovadoras e sustentáveis na indústria papeleira.
Hinojosa Packaging Group —A Hinojosa Paper Alquería, localizada em Alquería de Aznar, Alicante, integra a Hinojosa Packaging Group, uma empresa líder em design e fabricação de soluções sustentáveis para embalagens. Com mais de 75 anos de história, o seu modelo de negócios baseia-se nos princípios da economia circular.
Graças à inovação permanente, foco no cliente e busca pela excelência, a empresa continuou a crescer, experimentando um impulso significativo nos últimos anos com seu compromisso com a internacionalização. Atualmente, conta com 2.900 funcionários e 24 unidades de produção distribuídas entre Espanha, Portugal, França e Itália, unindo a força de um grupo global com a proximidade regional.
O compromisso — e o desempenho — da Hinojosa é criar um impacto positivo onde ela opera, contribuindo para um maior bem-estar comum. Porque não se trata apenas de fabricar a melhor embalagem, mas de cuidar de tudo o que rodeia.