Uma iniciativa inovadora na área portuária da região sul brasileira está sendo colocada em prática pela Portos RS. Com investimento próprio e em parceria com o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo, a Autoridade Portuária Gaúcha está caminhando no desenvolvimento de seu Vessel Traffic System (VTS), sistema que permitirá o monitoramento em tempo real das embarcações em trânsito ou atracadas na área do Porto Organizado do Rio Grande.
O diretor de operações da Portos RS, Romildo Bondan, explicou que entre os benefícios do investimento estão a possibilidade de que a Empresa Pública tenha total controle do tráfego marítimo, acompanhe em tempo real as manobras e promova a segurança das cargas e das tripulações, evitando o cometimento de atividades ilícitas. Devido a tecnologia aplicada, o sistema também permitirá a criação de um cercamento eletrônico ao redor de cada navio.
Como parte do projeto de implementação, houve no mês de dezembro a conclusão da montagem da torre e nos próximos dias deverá ter início a instalação e a integração dos equipamentos de comunicação, formado pelo radar, pelas câmeras de alta resolução e pelos sensores. Para que o sistema funcione da forma mais eficaz, seu desenvolvimento ficou a cargo da empresa paulista de engenharia oceânica Technomar.
Nesse contexto de tecnologia de última geração, outro aspecto da implementação do VTS no Porto do Rio Grande chama a atenção. Isso porque, de forma inédita no Brasil, ele está sendo executado por uma empresa nacional que se responsabilizará pelo fornecimento dos equipamentos, pelo desenvolvimento do software e pela prestação de serviços de manutenção e de operação de todo o sistema.
Com potencial para se tornar referência no sul do país, Romildo afirmou que apenas dois portos brasileiros já contam com o VTS em pleno funcionamento e que a implementação da tecnologia no Porto do Rio Grande coloca a unidade gaúcha em posição de destaque no cenário nacional. Iniciado em 2023, o projeto segue o cronograma estabelecido, vencendo etapas importantes antes do pedido de homologação junto à Marinha do Brasil.
Atualmente, está em funcionamento e disponível para consulta no site da Portos RS o Local Port System (LPS), versão que antecede a execução plena do sistema. De acordo com o gerente de VTS da Empresa Pública, Alexandre Lopes, os ganhos com a operação parcial já são percebidos pela Autoridade Portuária, pois já é possível visualizar o que os navios estão fazendo na área do Porto Organizado do Rio Grande, algo diferente da realidade anterior.
Lopes esclareceu, ainda, que as informações das embarcações poderão ser obtidas de duas formas: uma pelo Sistema de Identificação Automática dos navios, conhecido pela sigla em inglês AIS, e outra pelo radar instalado na torre. A permanência das embarcações com o AIS operando mesmo atracadas é um requisito de segurança que decorre de convenção da Organização Marítima Internacional, conhecida também pela sigla e inglês IMO.
Ao ressaltar os investimentos que estão sendo realizados para a qualificação da infraestrutura do complexo portuário, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, disse que o aporte de recursos tecnológicos reforça a posição da Autoridade Portuária gaúcha de busca pelo aprimoramento da eficiência e da segurança para toda a comunidade portuária, além de colocar o Porto do Rio Grande em um grau de competitividade ainda maior.
—Todos os investimentos que estamos realizando na qualificação do nosso complexo portuário, voltados para inovação e tecnologia, visam reforçar o posicionamento da Portos RS por uma maior eficiência e segurança para toda comunidade, garantindo competitividade para as cargas— afirmou Klinger.