chassi-zf

09/01/2025

ZF assegura um importante contrato de tecnologia de brake-by-wire para veículos leves

ZF reforça sua posição como líder mundial fornecedora de componentes, módulos e sistemas de chassis a partir de uma única fonte. Com a negociação com uma montadora global, ZF equipará cerca de cinco milhões de veículos com tecnologia de Freio Eletromecânico ao longo da vigência do contrato. Como pioneira da indústria em tecnologia de chassis, a ZF lidera o caminho em sistemas de brake-by-wire que não exigem conexões mecânicas, além de sistemas de direção inovadores.

Friedrichshafen (Alemanha) —Após garantir um grande contrato com uma montadora global, a ZF, líder global em tecnologia automotiva, se posicionou como a principal fornecedora mundial de componentes de chassis. O acordo enfatiza a importância da recém-criada Divisão de Soluções de Chassis da empresa, que está gerando valor para seus clientes e possibilitando o Veículo Definido por Software com soluções by-wire. Como fonte principal para todos os componentes de chassis em todas as regiões do mundo, a ZF fechou um acordo que inclui a produção em volume planejado de tecnologia de brake-by-wire juntamente com sistemas de direção de ponta para uma única categoria de veículo.

Com o EMB (Tecnologia de Freio Eletromecânico) e by-wire nos freios traseiros, o projeto também incluirá o IBC (Controle Integrado de Freio) da ZF e os tradicionais calipers dianteiros, criando um sistema de frenagem “híbrido” by-wire e hidráulico, que oferece maior flexibilidade à montadora. O acordo também proporcionará tecnologia significativa de direção com o sistema de direção elétrica tipo RCB EPS (Recirculating Ball) da ZF. Essa tecnologia inovadora de frenagem, combinada com sistemas tradicionais de freios e ferramentas de direção inovadoras, fortalecem ainda mais a posição da ZF como líder da indústria no fornecimento de soluções completas de chassis aos seus clientes, além de representar uma importante vitória comercial.

—Estamos orgulhosos em testemunhar a liderança da ZF em tecnologia de chassis gerando valor tangível para nossos clientes. Ao combinar nossos negócios de direção, frenagem, amortecedores e atuadores, bem como nossos negócios de software, em uma única divisão, nosso objetivo foi o de criar a oferta mais completa de produtos e sistemas de Soluções de Chassis do mundo —afirmou Peter Holdmann, membro do Board Mundial da ZF e head da Divisão de Soluções de Chassis. —Este centro de competência combinado nos permite oferecer soluções abrangentes que integram engenharia avançada, design inovador e tecnologia de ponta para fornecer desempenho e segurança sem igual—.

O caminho para o veículo definido por software —Com o EMB (Freio Eletromecânico) como um componente-chave da tecnologia de brake-by-wire, a ZF estabelece as bases para o veículo definido por software, que levará a novas funções e recursos, muitos dos quais enfatizam tanto a segurança como o conforto ao dirigir. Um desses recursos que a tecnologia by-wire permite é a capacidade de frear e direcionar o veículo de forma autônoma em uma situação de possível colisão.

—Essa grande conquista comercial mostra que nossa estratégia é correta e bem-sucedida—disse Holdmann. —Com um portfólio abrangente de produtos que inclui hardware e software, com soluções para controle de movimento de veículos nas dinâmicas verticais, transversais e longitudinais, fornecemos aos clientes conhecimento de sistemas a partir de uma única fonte. É assim que estamos moldando ativamente a transformação para um veículo definido por software—.

Frenagem híbrida combinada com direção sofisticada — O EMB da ZF está no centro do sistema de frenagem ‘seca’, onde o fluido para freio não é mais necessário. A pressão do freio não é gerada pela pressão dos fluidos no sistema hidráulico, mas sim por motores elétricos. Os sinais de freio do pedal para o motor elétrico também são transmitidos de forma puramente elétrica, razão pela qual o termo ‘freio seco by-wire’ é utilizado.

O EMB funciona de maneira integrada com o IBC (Controle de Freio Integrado), um sistema eletro-hidráulico totalmente integrado e sem vácuo, oferecendo desempenho premium para frenagem automática de emergência, recuperação total de energia e opções redundantes de fallback (mecanismo alternativo que é acionado quando o sistema principal não está disponível) para direção automatizada, em segmentos de carros de passeios e pickups.

O sistema “híbrido” é criado com um sistema elétrico no eixo traseiro e hidráulico na frente, contando com os calipers do tipo Colette da ZF, o cáliper flutuante mais amplamente instalado no mundo. Está disponível para carros de passeio e comerciais leves em designs de pistão simples e duplo, tornando-o uma solução de alto desempenho e eficiente em termos de custos e emissão de CO2 para todos os tipos de motorização, incluindo veículos elétricos e híbridos.

O RCB EPS (Sistema de Direção Elétrica tipo Recirculating Ball) da ZF é uma unidade de direção elétrica de 48 V projetada para substituir as aplicações hidráulicas atuais. Ele permite recursos de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista), além de melhorar a sensação e o desempenho da direção. O RCB EPS suporta recursos de ADAS até o nível 2/2+ e pode ser adaptado para níveis mais altos de direção automatizada. É uma unidade integrada que reduz os custos de montagem do veículo, ao mesmo tempo em que reduz as emissões de CO2.

ZF: Um líder da indústria em Soluções de Chassis — Com mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento e produção de sistemas de freios e mais de três bilhões de componentes de freio fabricados, a ZF é uma das maiores e mais renomadas fornecedoras do mundo.

Após a fusão das divisões de “Tecnologias de Segurança Ativa” e “Tecnologias de Chassis para Carros de Passeio” em janeiro de 2024, criou-se uma verdadeira potência da indústria, que oferece o portfólio mais abrangente de sistemas de direção, frenagem e amortecimento puramente eletrônicos para veículos definidos por software, assumindo um papel de liderança no desenvolvimento e industrialização dos sistemas de chassis modernos.

— Como um dos principais fornecedores da indústria automotiva global, nossos produtos de direção e frenagem oferecem conforto e segurança de condução para milhões de veículos ao redor do mundo todos os dias— acrescentou Holdmann. —A ZF está posicionada de maneira única no mercado com sua gama de atuadores e funções para combinar as três dimensões da dinâmica do veículo—,