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08/01/2025

Grupo L’Oréal no Brasil e CIEDS: 1º mapeamento de empreendedores da região da Pequena África

Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento socioeconômico da comunidade local, instituições realizam estudo inédito com 185 empreendedores e compartilham perfis de negócios localizados na região da Zona Portuária do Rio de Janeiro.

Mais de 70% dos empreendimentos da Pequena África são liderados por mulheres e 69% dos empreendedores se autodeclaram pretos ou pardos. Os números inéditos são resultados do primeiro Mapa Empreendedor da Pequena África, desenvolvido pelo Grupo L’Oréal no Brasil e o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS). A pesquisa realizada com 185 fornecedores locais tem o objetivo de promover maior inclusão econômica na comunidade, além de conectar e valorizar pequenos empreendimentos no território histórico.

Reconhecida como uma das regiões mais emblemáticas do Rio de Janeiro, a Pequena África é berço da cultura afro-brasileira, local onde desembarcaram mais de 1 milhão de pessoas escravizadas no passado. Além da riqueza cultural, a área compreendida entre os bairros Saúde, Gamboa, Centro, Santo Cristo e Praça Onze do Rio de Janeiro também reúne negócios diversos. Os serviços oferecidos variam entre produção de eventos, serviços de alimentação, educação, saúde, turismo, design e tecnologia, comunicação e marketing, entre outros. A maioria dos empreendimentos, cerca de 62%, atuam com artesanato, gastronomia, moda, arte, cultura, beleza e bem-estar.

Para Vandré Brilhante, presidente do CIEDS, o mapeamento busca valorizar quem vive e empreende na região. “Nosso objetivo é garantir que a identidade e a memória da Pequena África sejam preservadas e fortalecidas, transformando-as em ativos que gerem renda e promovam a inclusão de seus moradores nos processos de desenvolvimento”, afirma.

De acordo com os dados coletados pela pesquisa, 75% dos entrevistados que possuem empreendimento na região afirmam que o estabelecimento é a sua única fonte de renda. Para Helen Pedroso, Diretora de Responsabilidade Corporativa e Direitos Humanos do Grupo L’Oréal no Brasil, o conhecimento acerca dos negócios locais é fundamental para a inclusão e a construção de um futuro próspero para os empreendedores. —Nos dedicamos a trabalhar cada vez mais próximos às comunidades onde atuamos e a contribuir para o seu desenvolvimento. A Pequena África e toda a sua história, ancestralidade e inovação tem nos ensinado muito, e é nosso papel promover iniciativas que devolvam essa contribuição, promovendo um impacto positivo no desenvolvimento econômico dessa área.— destaca.

Com sede administrativa há sete anos na região e comprometido com a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, o Grupo L’Oréal investe em iniciativas sociais que vão desde parcerias com instituições locais, como o Instituto Pretos Novos, até Feira de Oportunidades com vagas de empregos e capacitação, realizada com empresas da região. Para Flavia Bittencourt, Gerente de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil, área idealizadora do projeto, essa é uma oportunidade de impactar não apenas a cadeia de suprimento direta da L’Oréal, mas também outras empresas.

Por meio da parceria, será construída uma rede de potenciais fornecedores, integrando grandes empresas com pequenos negócios. A ideia é que, no final do mapeamento, todos os negócios sejam reunidos em um catálogo. A proposta é publicizar a potencial cadeia de fornecedores a grandes empresas da região e fortalecer o ecossistema local. —Essa é uma forma de contribuirmos para trazer visibilidade para os empreendedores. Estamos atuando para promover a construção de mais possibilidades para a comunidade, seja direta ou indiretamente —completa Flavia.

Para Kelly Cardozo, consultora em gestão e cultura organizacional do terceiro setor, que atua há 16 anos na área e dez anos com produtores locais no Rio de Janeiro, essa é uma forma de conectar a Pequena África, um patrimônio histórico, cultural, étnico-racial, a grandes companhias. —Podemos dizer que esse é o primeiro diagnóstico de quem somos e para onde vamos. Às vezes trabalhamos tanto que não percebemos quem está ao nosso lado. Espero de verdade que a gente se fortaleça enquanto rede, que oportunidades sejam geradas e que possamos nos unir— comenta.

O próximo passo é transformar os dados coletados em ações concretas. O mapa com as informações dos empreendedores será disponibilizado em breve para empresas e instituições interessadas em promover parcerias e oportunidades. Além disso, os participantes da pesquisa serão convidados a se cadastrar na plataforma Mover Negócios, iniciativa desenvolvida pelo MOVER (Movimento Pela Equidade Racial), coligação de mais de 50 empresas do qual o Grupo L’Oréal é cofundador e signatário, para contribuir com impacto positivo no afro empreendedorismo.

Grupo L’Oréal —O Grupo L’Oréal se dedica à beleza há 115 anos. Com seu portfólio internacional único de 37 marcas diversas e complementares, o Grupo gerou vendas no valor de 41.18 bilhões de euros em 2023 e conta com mais de 90 mil colaboradores em todo o mundo. Como líder mundial em beleza, a empresa está presente em todas as redes de distribuição: mercados, lojas de departamento, farmácias e drogarias, cabeleireiros, varejo de viagens, varejo de marca e e-commerce. Pesquisa & Inovação, e uma equipe de pesquisa dedicada de 4.000 pessoas, estão no centro da estratégia da L’Oréal, trabalhando para atender as aspirações de beleza em todo o mundo. Reforçando seu compromisso de sustentabilidade, a L’Oréal anunciou o programa L’Oréal Para o Futuro e estabeleceu metas ambiciosas de desenvolvimento sustentável em todo o Grupo para 2030, visando capacitar seu ecossistema para uma sociedade mais inclusiva e sustentável.

No Brasil, quarto maior mercado de beleza do mundo, a companhia completa 65 anos em 2024 e é uma das líderes entre as empresas de beleza, com um portfólio de 20 marcas no país, como L’Oréal Paris, Maybelline, Garnier, Niely, Colorama, Kérastase, L’Oréal Professionnel, RedKen, La Roche-Posay, Vichy, SkinCeuticals, CeraVe, Lancôme, Giorgio Armani, Yves Saint Laurent, Ralph Lauren, Cacharel, Prada, Azzaro e Mugler.

CIEDS — O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável CIEDS ) é uma organização da sociedade civil com 26 anos de experiência que atua com diversas causas e públicos, para o enfrentamento à pobreza. ​Cria soluções que fortalecem territórios, conectando empresas, governos, organizações e pessoas. Criadores, articuladores e executores de iniciativas de impacto social em todo o Brasil. Ao longo das últimas décadas, foram desenvolvidos 760 projetos, com mil parceiros financiadores, impactando 2,5 milhões de beneficiários diretos em todo o país. Os principais focos da atuação do CIEDS são educação, engajamento cívico, inclusão social e bem-estar, empreendedorismo e socioambiental. O CIEDS foi eleito dois anos consecutivos como a primeira organização social do Brasil e da América Latina e 44ª do mundo em 2024, segundo o ranking internacional thedotgood.