“A empresa reforçou sua presença em segmentos como calçados, nutrição esportiva e dermocosméticos”.
A Speedo Multisport, referência no mercado de esportes aquáticos no Brasil, fechou 2024 com um crescimento de 24% no faturamento em relação ao ano anterior, destacando-se em um cenário onde o varejo nacional cresceu apenas 1%. O desempenho reflete a bem-sucedida estratégia de diversificação da marca e o avanço significativo das vendas online.
De acordo com Roberto Jalonetsky, CEO da companhia, o crescimento foi puxado pela diversificação de produtos e pela ampliação de suas categorias de atuação. Além dos tradicionais itens voltados para natação, como maiôs e sungas, a empresa reforçou sua presença em segmentos como calçados, nutrição esportiva e dermocosméticos. —A diversificação foi essencial para nos conectarmos com novos públicos, enquanto fortalecemos a relação com os consumidores fiéis. Transferimos nosso valor das águas para a terra, atendendo às necessidades do perfil atual do cliente— explica.
Entre as iniciativas de destaque está a entrada no mercado de calçados, com vendas de mais de 15 mil pares em apenas um mês. Já no setor de dermocosméticos, a parceria com a Pink Cheeks proporcionou um crescimento de 210% nas vendas, oferecendo produtos como protetores solares e hidratantes pós-sol. —O e-commerce da Speedo apresentou um aumento expressivo de 44% em 2024, superando o faturamento da principal loja física da marca. Atribuímos o sucesso a investimentos em tecnologia, como provadores virtuais e inteligência artificial, além de melhorias logísticas —diz.
—A maior margem está no online, pois trabalhamos apenas com preço cheio no canal, preservando nossa relação com mais de três mil revendedores e distribuidores— ressalta, acrescentando que o ticket médio das vendas online cresceu 14%, enquanto o número de itens por atendimento aumentou 21%. —A estratégia tem sido vital para a meta de crescimento de 30% no faturamento da empresa em 2025 —destaca.
Outro pilar do crescimento da Speedo foi a sustentabilidade. A marca eliminou sacolas plásticas em suas lojas e lançou uma linha de roupas feitas com garrafas PET recicladas. Além disso, investiu em inovação com produtos como a camiseta Repellent, que oferece proteção contra insetos e raios UV, desenvolvida para enfrentar surtos de dengue no Brasil.
Apesar dos desafios macroeconômicos, como a alta da Selic e a retração no poder de compra do consumidor, a Speedo mantém otimismo para 2025. A marca aposta na consolidação de suas estratégias digitais e no fortalecimento de seu portfólio diversificado. —Apostamos na qualidade dos produtos e na experiência única que oferecemos ao consumidor. Nosso compromisso é continuar inovando e reforçando nossa conexão emocional com os clientes— finaliza o CEO.
A Speedo Multisport — Presente no Brasil há 46 anos, a Speedo Multisport iniciou sua operação em 1978, através da Multisport Indústria Comércio e Representações LTDA. e. Com share de mercado de mais de 80% em esportes aquáticos no Brasil e reconhecida como a melhor fornecedora de equipamentos e vestuário para nadadores, a empresa ampliou sua linha de atuação e hoje também está presente nos seguintes segmentos: fitness, beach tennis, lifestyle, dermocosméticos, equipamento de academias e suplementos alimentares, além de possuir uma linha exclusiva de óculos e relógios.
Com 3 lojas próprias e e-commerce, a Speedo Multisport está presente em todo o território nacional através de 40 mil pontos de revenda, entre pequenos e médios lojistas e grandes varejistas.
A Speedo Multisport é uma das principais incentivadoras do esporte brasileiro, patrocinando grandes atletas, federações e mais de 400 competições anualmente, além de fomentar a prática esportiva em diferentes modalidades. Em seu Elite Team, a Speedo Multisport conta com a multicampeã mundial e ouro em Tóquio 2020, Ana Marcela Cunha, o atual campeão dos jogos Pan Americanos, Guilherme Caribé , com o Melhor Nadador da América do Sul pelo Swammy Awards, Guilherme Costa (O cachorrão), além de outros atletas. A empresa acredita que o futuro está nos jovens e, através do Future Team, apoia, atualmente, mais de 20 atletas. | www.speedo.com.br