Campanha de conscientização e prevenção do Câncer de Pele. Com apoio de La Roche-Posay, a ação no Arpoador reforça a importância da proteção solar e do diagnóstico precoce.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância dos cuidados com a pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e a Comlurb promovem, pelo segundo ano consecutivo, uma ação especial na orla do Arpoador com apoio da marca La Roche-Posay. Parte das iniciativas do ‘Dezembro Laranja’, a mobilização aconteceu no dia 19 de dezembro(sexta-feira), e busca envolver a sociedade em um movimento de autocuidado e conscientização.
Cada pessoa tem uma relação única com o sol. Ele está presente nos momentos mais felizes: na criança correndo pela areia, no gari que varre as ruas ao amanhecer, no turista que explora novas paisagens. Mas, ao mesmo tempo que ilumina nossas melhores memórias, o sol também pode ser o narrador silencioso de uma luta invisível: a prevenção ao câncer de pele.
A campanha deste ano reforça que a proteção contra o câncer de pele deve ser inclusiva, acessível e adaptada às necessidades de todos. —Sua pele é a página de um futuro inesquecível —afirma a campanha, convidando cada brasileiro a cuidar de si e a abraçar um futuro mais saudável.
Durante a ação, garis da Comlurb, acompanhados do grupo “Chegando de Surpresa” e do gari Renato Sorriso, irão interagir com banhistas e passantes. Uniformizados com camisetas alusivas à campanha e bonés da La Roche-Posay, os participantes distribuirão produtos de proteção solar e material educativo, promovendo hábitos saudáveis e incentivando o diagnóstico precoce.
A importância da conscientização — O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil, respondendo por 33% de todos os diagnósticos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. De acordo com a Estimativa 2023 de Incidência de Câncer no Brasil, do INCA, são esperados cerca de 220,49 mil novos casos de câncer de pele a cada ano no triênio 2023-2025.
Esses números alarmantes ressaltam a necessidade de ações como o Dezembro Laranja, que desde 2014 mobiliza profissionais da saúde e a sociedade para promover a educação sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele.
Campanha Dezembro Laranja — Desde sua criação, a campanha ‘Dezembro Laranja’ da SBD tem educado milhões de brasileiros sobre os riscos do câncer de pele. Em 2024, a ação continua a conscientizar o público sobre a importância de hábitos preventivos e o diagnóstico precoce, abordando o tema de forma ainda mais personalizada, incentivando o autocuidado e a vigilância constante. Fique por dentro da campanha através do instagram @dermatologiasbd. No site sbd.org.br você também pode encontrar um especialista associado na sua região.
La Roche-Posay — Recomendada por 90 mil dermatologistas no mundo todo, a missão de La Roche-Posay é oferecer soluções dermatológicas de cuidado com a pele que mudam vidas. Criada por um farmacêutico em 1975, hoje a marca está presente em 60 países, oferecendo uma variedade de produtos de cuidado diário, desenvolvidos para todo tipo de pele. As fórmulas contam com propriedades calmantes, antioxidantes e água exclusiva rica em selênio, usada também no Centro Termal, o primeiro Centro Dermatológico na Europa. Desde 2019, a Fundação La Roche-Posay está comprometida em melhorar a vida de crianças com câncer e a de suas famílias.