Horse começa a fabricar sua nova transmissão DB49, projetada internamente para uso em veículos híbridos. Sem embreagem, a transmissão DB49 de 15 marchas produz um torque máximo de 470Nm e potência de pico de 35kW. A transmissão será usada pela primeira vez nos modelos híbridos plug-in do Renault Rafale.
A Horse uma divisão da Horse Powertrain e líder em sistemas de powertrain inovadores e de baixas emissões, iniciou a produção da nova transmissão DB49 em sua fábrica em Sevilha, na Espanha.
A nova transmissão é a primeira projetada internamente pela Horse e pode ser aplicada em veículos elétricos, híbridos e a combustão. A caixa de câmbio DB49 é uma unidade sem embreagem, com 15 marchas, que produz um torque máximo de 470Nm e uma potência de pico de 35kW (47,6 cv). Ela conta com dois motores elétricos para oferecer a máxima versatilidade em diferentes condições de condução.
Pesando apenas 99 quilos, a nova transmissão será utilizada nos modelos híbridos plug-in do SUV Renault Rafale.
A nova DB49 é controlada pelo Power Electronics Box (PEB) da Horse, uma unidade de eletrônica integrada de ponta. O PEB, produzido na fábrica da Horse em Aveiro (Portugal), inclui hardware e software otimizados para reduzir significativamente o consumo da carga da bateria.
— A produção da DB49 em Sevilha é mais do que um marco tecnológico; ela reafirma o papel estratégico que a Horse desempenha no ecossistema global de mobilidade. A DB49 é uma transmissão híbrida — uma evolução da DB35 — projetada para o motor usado no Renault Rafale. É o resultado de uma inovação contínua, com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas para um futuro mais responsável e sustentável, atendendo às demandas do mercado global. Esta inovação não busca apenas inventar, mas melhorar continuamente o que já fazemos— afirma Patrice Haettel, diretor executivo da Horse.
— Nossa equipe em Sevilha continua na vanguarda da inovação em transmissões, e a DB49 não é exceção. Combinando desempenho e eficiência, esta nova transmissão será uma referência por muitos anos. Investimos recursos para garantir que a fábrica continue sendo de ponta, assegurando a qualidade e a durabilidade de cada unidade produzida— completa Javier Bernaldez Garcia, diretor da Fábrica da Horse em Sevilha.
Com mais de mil técnicos e engenheiros, a unidade de Sevilha é a principal fábrica da empresa para a produção de transmissões híbridas, além de produzir unidades críticas para a cadeia de valor de motores a combustão. Mais de 60% da produção da planta é exportada para fora da Espanha.
A planta fabrica transmissões há mais de 60 anos e já produziu mais de 32 milhões de unidades ao longo de sua história. Em 2024, a Horse Sevilha produziu 666.670 transmissões, incluindo a primeira geração de transmissões híbridas da planta, como a DB49.
A transição para a produção de transmissões híbridas representou uma das maiores transformações na história da planta, exigindo a criação de duas novas linhas de montagem e a adaptação de várias linhas de usinagem.
Para garantir um rigoroso controle de qualidade, a Horse Sevilha também investiu em um banco de testes de última geração, capaz de realizar análises acústicas, vibracionais e funcionais de componentes mecânicos e eletrônicos. A planta também adotou diversos processos “orientados a dados” para otimizar o acesso à documentação, dados de testes e informações individuais de cada unidade.
Horse Powertrain — A Horse Powertrain consiste em duas divisões, Aurobay e Horse. É uma líder mundial em soluções de sistemas de propulsão híbridos e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19.000 pessoas globalmente, distribuídas em 17 fábricas e cinco centros de P&D. A Horse Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com a propriedade dividida igualmente entre o Grupo Renault e a Geely.
Horse — A Horse é uma fornecedora global de soluções inovadoras para sistemas de propulsão. A empresa acredita que não existe uma solução única para a mobilidade sustentável e, por isso, está investindo em tecnologias que apoiarão a indústria automotiva e outros setores que necessitam de geração de energia em sua transição para um futuro sustentável. Com décadas de conhecimento industrial, a Horse desenvolve, produz e fornece sistemas de propulsão altamente eficientes, como os totalmente híbridos, híbridos plug-in e motores de combustão interna, além de tecnologias de ponta (motores, caixas de câmbio, sistemas híbridos completos e plug-in e baterias).
A Horse emprega mais de nove mil pessoas em sete países, com sede em Madri, Espanha, e possui oito fábricas e três centros de P&D ao redor do mundo —Argentina, em Córdoba; Brasil, em Curitiba; Chile, em Los Andes; Portugal, em Aveiro; Romênia, em Bucareste, Mioveni e Titu; Espanha, em Sevilha e Valladolid; e Turquia, em Bursa, em parceria com a Oyak—.
A Horse é uma divisão da Horse Powertrain Limited, líder mundial em soluções de propulsão híbrida e de combustão. Com sede em Londres, Reino Unido, a empresa emprega 19 mil pessoas globalmente, distribuídas por 17 fábricas e cinco centros de P&D. A Horse Powertrain Limited foi oficialmente criada em 31 de maio de 2024, com o Grupo Renault e a Geely detendo cada um 45% da empresa, e a Aramco detendo os 10% restantes.