Na seara política, a Associação trabalhou pautas junto ao Governo Federal, ao Senado e à Câmara dos Deputados. Entre as conquistas de 2024, destaca-se a Lei Geral do Turismo, que traz importantes avanços na estruturação e gestão deste setor no Brasil, e cria incentivos para a atração de investimentos nacionais e internacionais.
Ana Carolina Medeiros, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens — Abav Nacional, é uma das 100 personalidades mais poderosas do setor turístico, em 2024. O reconhecimento é da prestigiada lista anual do Panrotas, veículo especializado no segmento de turismo B2B, divulgada no dia 16 de dezembro (segunda-feira). A publicação tem como objetivo homenagear e incentivar o trabalho dos líderes deste trade.
Na presidência da Abav Nacional há um ano, Ana Carolina Medeiros traz consigo um sólido histórico de dedicação ao fortalecimento do agenciamento de viagens e ao desenvolvimento do turismo no Brasil. Sob sua liderança, a Associação alcançou um marco significativo ao se tornar membro afiliado da ONU Turismo, posicionando a indústria turística brasileira no cenário global e ampliando sua participação nas principais discussões internacionais do setor.
—Estar entre os 100+ Poderosos da Panrotas é uma honra, que reflete a atuação de toda a equipe da Abav Nacional. Este reconhecimento simboliza o avanço do turismo brasileiro, algo que construímos com diálogo, inovação e trabalho em equipe, e nos motiva a continuar lutando por um setor turístico cada vez mais forte e unido —ressalta Ana Carolina Medeiros.
Balanço — Eleita no início de 2024, Ana Carolina Medeiros assumiu oficialmente a presidência da Abav Nacional no dia 24 de janeiro, após um período atuando interinamente no cargo. Ao longo do primeiro ano de gestão, o novo Conselho da Associação deu seguimento às importantes iniciativas desenvolvidas pela entidade, como a Jornada Abav ESG e o ICCABAV, que capacitou mais de 28 mil pessoas neste ano. Os novos membros também implementaram iniciativas inéditas como a Jornada Turismo 2030, realizada durante a Abav Expo 51, em Brasília.
Na seara política, a Associação trabalhou pautas junto ao Governo Federal, ao Senado e à Câmara dos Deputados. Entre as conquistas de 2024, destaca-se a Lei Geral do Turismo, que traz importantes avanços na estruturação e gestão deste setor no Brasil, e cria incentivos para a atração de investimentos nacionais e internacionais. A legislação fortalece a governança, com a criação de novos mecanismos de coordenação entre o governo federal, os estados e os municípios, além de colocar em destaque o desenvolvimento sustentável como um dos seus principais objetivos.
—A aprovação da nova Lei Geral do Turismo foi um passo decisivo para modernizar e trazer competitividade para o setor. No entanto, ainda enfrentamos importantes desafios pela frente. A Abav Nacional permanece empenhada em harmonizar a questão da responsabilidade solidária com o Código de Defesa do Consumidor, garantindo mais segurança jurídica tanto para os turistas quanto para os agentes de viagens — explica a presidente da entidade.