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18/12/2024

Link-Belt prepara expansão e inovação no mercado Latino-Americano em 2025

Empresa também aposta em tecnologia e sustentabilidade com a nova série X4.

Uma das principais fabricantes de escavadeiras hidráulicas, a Link-Belt aposta no crescimento do mercado na América Latina em 2025. Em viagem recente ao Japão, o diretor-geral da Link-Belt Brasil e América Latina, Matheus Fernandes, se reuniu com a diretoria da empresa dos Estados Unidos e da Sumitomo, fabricante dos equipamentos, para apresentar o plano de negócios da companhia para o próximo ano. A expectativa é consolidar a participação no mercado brasileiro e expandir entre 4% e 5% nos países vizinhos.

O Brasil e a América Latina representam, atualmente, de 10% a 12% dos negócios globais da empresa, recebendo uma atenção significativa da matriz na América do Norte, que busca o crescimento em toda a região de forma gradativa. Para alcançar a meta, Matheus Fernandes destacou a parceria sólida com os distribuidores, com foco em treinamentos contínuos, agilidade nos serviços e envio de peças, e uma forte estratégia de marketing para promover os revendedores. Em 2025, o objetivo é fortalecer ainda mais essa colaboração para conquistar mais espaço no mercado local, avaliando a performance da rede de distribuição em cada região e país, e adotar práticas e iniciativas que melhorem o desempenho dos revendedores na promoção e venda da proposta de valor dos produtos Link-Belt.

—Apesar dos desafios no mercado, como a concorrência com produtos chineses, nossa máquina ‘premium’ se destaca pela qualidade, e acreditamos que isso faz toda a diferença na hora da escolha do cliente. Nosso foco para 2025 é expandir nossa presença e fortalecer o relacionamento com nossos parceiros na América Latina— afirmou Matheus Fernandes.

A estimativa da Link-Belt para o Brasil acompanha os dados do estudo de tendências 2024/2025, realizado pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). A pesquisa aponta uma estabilização ou até um leve crescimento de 1% nas vendas de máquinas pesadas para o ano que vem no país.

Inovação — A Link-Belt já superou suas perspectivas de crescimento para 2024, atingindo uma expansão de 15% a 18%. Os números ultrapassam também a estimativa apontada pelo estudo Sobratema para o setor. De acordo com o levantamento, a chamada ‘linha amarela’ deve terminar o ano com 14% de aumento nas vendas.

Para 2025, uma das novidades importantes será a chegada da escavadeira da série X4 a mais uma país latino-americano, deve contribuir para a sustentabilidade e alavancagem de vendas.

O modelo, com motor certificado Tier 4, está em conformidade com as normas ambientais mais rigorosas. Além disso, a nova versão possui um dos maiores compartimentos do mercado de fluido de exaustão de diesel, prontamente disponível na maioria dos postos de combustível, o que descarta o uso do filtro DPF, reduzindo assim a necessidade de manutenção, oferecendo maior praticidade e economia aos clientes.

Embora os desafios mercadológicos, como a forte concorrência e questões internas e externas de cada país, sejam significativos, a Link-Belt acredita que sua estratégia focada na qualidade do produto e no suporte contínuo aos distribuidores é o diferencial para alcançar o sucesso.

—Estamos prontos para fortalecer nossa presença na região e queremos ser uma referência de qualidade e inovação em equipamentos de construção e mineração —concluiu Matheus Fernandes.

LBX Company — A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.

Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.

Link-Belt Latin America — As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.

Grupo Sumitomo — A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.