Com duração de 15 anos, transação negocia eletricidade do Complexo Eólico Serra do Tigre.
A Casa dos Ventos, referência na geração de energia renovável e protagonista da transição energética brasileira, consolidou sua parceria com a RIMA Industrial, líder na produção e comercialização de ligas à base de silício e magnésio no Brasil, por meio de um novo contrato para fornecimento de energia renovável. Com duração de 15 anos e montante de mais de R$ 1 bilhão, a operação garante o provimento de energia eólica à RIMA a partir de 2026.
—Somos aliados da RIMA em sua jornada de descarbonização oferecendo soluções sustentáveis. Esse segundo acordo fortalece a nossa parceria e evidencia o engajamento do nosso parceiro no cumprimento de suas metas de sustentabilidade— comenta Lucas Araripe, diretor-executivo da Casa dos Ventos.
A RIMA faz parte do movimento de descarbonização da indústria brasileira que encontra na energia renovável uma ferramenta para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. Além do aspecto sustentável, esse modelo de parceria de longo prazo oferece competitividade e previsibilidade orçamentária para as empresas e agrega maior valor aos produtos ofertados em outras geografias.
Na RIMA, a energia gerada pelo Complexo Eólico Serra do Tigre em conjunto com o Complexo Eólico Rio do Vento será responsável por atender 100% da necessidade de energia elétrica da unidade industrial Várzea da Palma/MG, unidade do grupo responsável pela produção de ligas a base de silício destacando a empresa como líder mundial neste segmento. As ligas são usadas nas indústrias de fundição e siderurgia, com clientes no Brasil e exterior.
A parceria firmada com a Casa dos Ventos reitera o compromisso da nossa organização com o desenvolvimento sustentável, promovendo a transição energética e contribuindo para um modelo econômico de baixo carbono, com especial atenção para as emissões relacionadas ao consumo de energia.
Como o terceiro maior consumidor de energia elétrica em Minas Gerais e o décimo quinto no Brasil, acreditamos que a busca por fontes de energia renovável nos coloca na vanguarda do setor. Essa posição destaca nosso compromisso com a adoção de energias limpas e com a promoção de uma economia sustentável e ambientalmente responsável”, afirma Alexandre Amaral Carlos de Almeida – Diretor de Energia e Mineração do Grupo RIMA.
O fornecimento de energia será proveniente do Complexo Eólico Serra do Tigre, um dos maiores empreendimentos da fonte eólica atualmente em construção no Brasil. Em fase avançada de obras, o projeto terá 756 MW de capacidade instalada e evitará anualmente a emissão de mais de 1.2 milhão de tonelada de CO2 (equivalente) na atmosfera. Serra do Tigre é o terceiro complexo de geração de energia que a Casa dos Ventos vai operar no Rio Grande do norte, totalizando mais de 2GW de ativos no estado potiguar.