Além disso, anúncios de tarifas, possível greve nos portos dos EUA e Ano Novo Lunar fortalecem as taxas de frete
Os EUA compram muito mais à China do que o contrário —cerca de três vezes mais—, pelo que Pequim simplesmente não pode revidar dólar por dólar quando se trata de impor tarifas. Fazer isso também correria o risco de exacerbar a miríade de problemas na sua economia. Foi durante o primeiro governo de Donald Trump que o país asiático percebeu que não conseguiria igualar a política retaliatória da economia americana, mas rapidamente encontrou outras formas de tentar retribuir os ataques.
Assim, nos últimos dias, Pequim lançou uma investigação regulatória sobre a líder americana de semicondutores Nvidia. De acordo com o WSJ , a influência da China no espaço tecnológico vem do poder que tem para examinar fusões globais, mesmo para negócios que não parecem estar intimamente relacionados com o país.
Na verdade, os reguladores chineses usaram uma manobra semelhante à que estão agora a aplicar à Nvidia para torpedear um acordo de US$ 5,2 mil milhões que a Intel assinou em 2022 para comprar a Tower Semiconductor de Israel, desferindo um golpe crítico numa pedra angular do ambicioso plano de recuperação da Intel. Na segunda-feira, 9 de dezembro, as ações da Nvidia caíram 2,6%, perdendo cerca de US$ 80 bilhões.
Mas isso não é tudo, em Setembro, o Ministério do Comércio da China disse que estava a investigar se deveria incluir a PVH, proprietária das marcas Calvin Klein e Tommy Hilfiger, na sua lista de entidades não confiáveis. A investigação foi motivada por acusações de que a empresa norte-americana tinha boicotado produtos de algodão da região chinesa de Xinjiang “sem qualquer base factual”. Outras ações tomadas pelo país asiático foram o bloqueio da exportação de minerais críticos para os Estados Unidos e a restrição da cadeia de abastecimento de drones.
Grãos disputados — O primeiro produto afetado pela guerra comercial entre as duas potências durante o primeiro mandato de Trump nos EUA foi a soja. A disputa, segundo a Bloomberg , afetou os produtores norte-americanos deste grão no valor de US$ 11 mil milhões, com uma queda de 79% nos envios para a China. Naquele período, o país asiático ainda precisava de alguns suprimentos americanos, porém, agora pode simplesmente adquirir essa commodity no Brasil.
Desde então, a diversificação das suas fontes para aquisição de outras commodities também tem sido a estratégia seguida pela China. Na verdade, decidiu abrir o seu mercado ao milho e ao trigo da Argentina depois de autorizar compras ao país sul-americano no início deste ano, abrindo caminho para os primeiros embarques de milho em 15 anos e para os primeiros grandes negócios de trigo desde a década de 1990. Também abriu as portas para o sorgo do Brasil e o algodão da Austrália.
Importações em contentores aceleram — Do outro lado do oceano e no sector mais relacionado com a carga contentorizada a confluência entre a chegada de Donald Trump ao poder e com ele toda a sua política de aumentos tarifários somou-se à cada vez mais provável greve dos estivadores na Costa Leste e o Golfo dos EUA e a correria sazonal gerada pela proximidade do Ano Novo Lunar, gerando maior atividade de importação.
De acordo com a National Retail Federation (NFR), as pré-encomendas do quarto trimestre antes de 15 de janeiro (data em que a greve dos estivadores poderia começar) e as maiores expectativas de aumentos tarifários no próximo ano desde a vitória de Trump mantiveram volumes e taxas mais fortes do que teriam sido. durante os meses normalmente mais lentos para remessas.
Além disso, a NRF antecipa que as expectativas de importação total para o quarto trimestre sejam 11% ou 640.000 TEU superiores às publicadas no início de Outubro, antes da probabilidade de greve ter sido estabelecida e antes das eleições presidenciais. Entretanto, as projeções para os volumes de 2025 até abril são 7% superiores aos de 2024, sugerindo que os importadores poderão continuar a antecipar os seus envios no início de 2025, antes que as tarifas anunciadas sejam aplicadas.
As companhias marítimas que estão observando os acontecimentos, segundo informações da Freightos , tentarão aumentar as tarifas de frete através da aplicação de GRIs (Aumentos Gerais de Tarifas) a partir de meados de dezembro que visam aumentos de US$ 1.000 a US$ 3.000 por FEU, embora espera-se que estes tipos de aumentos de taxas só possam ter sucesso perto do Ano Novo Lunar.