rolls-royce-f130

14/12/2024

Rolls-Royce realiza com sucesso a revisão crítica do projeto do motor F130

Para o B-52J da Força Aérea dos EUA.

A Rolls-Royce (LSE: RR., ADR: Rycey) realizou com sucesso uma Revisão Crítica de Projeto (CDR) do motor F130, abrindo caminho para os esforços finais de desenvolvimento, teste e produção e dando mais um passo em direção à entrega do B-52J atualizado para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Este marco é o ápice de mais de dois anos de trabalho detalhado de design e colaboração próxima entre equipes da Rolls-Royce, da Força Aérea e da Boeing. O programa de testes do motor está a caminho de começar os testes de altitude em fevereiro de 2025 no US Air Force Arnold Engineering Development Complex em Tullahoma, Tennessee.

— Estamos extremamente orgulhosos de ter entregue o marco do F130 CDR no prazo para o B-52J, e gratos por nossa parceria contínua com a Força Aérea dos EUA e a Boeing. Durante toda a fase de projeto detalhado, nossas equipes executaram um processo rigoroso em estreita colaboração com nossos parceiros. Estamos animados para começar o trabalho de produção para entregar este motor incrível e altamente confiável para o B-52J— disse Candice Bineyard, diretora, Ciclo de Vida Inicial e Programas Navais – Defesa.

A Rolls-Royce também concluiu recentemente as primeiras fases dos testes do F130 no nível do mar em suas instalações em Indianápolis e concluiu os Testes Rápidos de Pod Duplo no Centro Espacial Stennis da NASA neste verão.

Testes no nível do mar coletaram dados críticos de desempenho ao executar a versão inicial do software para o motor na Célula de Teste 114. A célula de teste foi recentemente reformada como parte de um investimento de US$ 1 bilhão na modernização das instalações da Rolls-Royce em Indianápolis para fornecer inovação e fabricação avançada para a Força Aérea e outros clientes com mão de obra americana. Os motores F130 serão fabricados, montados e testados em Indianápolis, a maior unidade de produção da Rolls-Royce nos EUA.

Os testes na NASA Stennis marcaram a primeira vez que os motores F130 foram testados na configuração de motor dual-pod da aeronave B-52. Os Testes Rápidos de Pod Duplo desempenharam um papel fundamental na validação das previsões analíticas da Rolls-Royce, reduzindo ainda mais os riscos da integração do motor F130 no B-52J e atingindo as metas do teste.