E reforça negócio como força de transformação para a sociedade. Empresa é a primeira locadora de equipamentos do Brasil, e a primeira do setor listada em bolsa, a obter o reconhecimento.
A Mills, reconhecida por seu pioneirismo e compromisso com a transformação social, anunciou oficialmente sua certificação como Empresa B no dia 10 de dezembro (terça-feira), em cerimônia realizada na Fundação Ema Klabin. A certificação, concedida pela organização internacional B Lab, avalia critérios como governança, impacto ambiental e social, práticas de transparência e responsabilidade das empresas. Com isso, a Mills reafirma sua missão de aliar crescimento econômico à geração de valor, equilibrando resultados financeiros sólidos com impactos positivos no mundo.
Com mais de 72 anos de história, a Mills carrega em seu DNA o compromisso de impactar positivamente a sociedade e o meio ambiente. Desde sua criação, a empresa investe no futuro, como uma companhia que pretende extrair o melhor em cada pessoa e estabelecer uma cultura que equilibre resultados sólidos com responsabilidade social e ambiental.
—Desde o começo, ao investir na formação dos primeiros montadores e oficializar algumas práticas em 1993 no nosso código fonte, acreditamos que propósito e negócio andam juntos e se fortalecem na Mills. Isso cria um ciclo virtuoso, em que o futuro não é algo que simplesmente esperamos, mas algo que construímos com cada decisão e ação. Transformar vidas, cuidar do meio ambiente e gerar valor são princípios que nos definem —disse Sergio Kariya, CEO da Mills.
Ao se tornar uma Empresa B certificada, a Mills se junta a uma comunidade global que compartilha altos padrões de desempenho social, ambiental e de governança, e se coloca em posição de referência no setor em práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, alinhando-se ao propósito do Sistema B de transformar os sistemas econômicos em benefício de todos.
Com o selo, a companhia assume o papel inspirador que deseja exercer no mercado — engajar clientes, fornecedores e parceiros em um movimento de transformação coletiva, com práticas mais inovadoras e responsáveis.
—Queremos inspirar outras empresas a caminhar conosco nessa jornada de mudança. Mais do que um marco, essa certificação é um convite para sonharmos juntos com um futuro melhor— disse Kariya.
Liderança em sustentabilidade e compromisso social —A jornada da Mills até a certificação B foi guiada por metas e estratégias bem definidas. O modelo de negócio circular — que ao alugar máquinas amplia a eficiência dos equipamentos, minimizando desperdícios e impactos ambientais — é um dos pilares dessa visão.
A empresa investiu em iniciativas como eletrificação de frotas, tendo a maior frota de plataformas elevatórias elétricas e híbridas do setor. Outros projetos já começaram a dar frutos, como a transição energética das filiais para energia limpa e renovável, o uso de biocombustíveis na operação e o desenvolvimento de laboratórios de eletrônica, que gera reaproveitamento de componentes e redução de custos, chegando a mais de R$ 10 milhões de saving em 2023.
Além disso, a Mills lançou uma calculadora de carbono pioneira para os clientes, fomentando a agenda de descarbonização, frente prioritária em que a Mills possui metas públicas e baseadas na ciência (SBTi).
No campo social, a empresa tem atuado fortemente com o Programa Transformar, que já alcançou mais de 800 jovens em todo o Brasil, oferecendo bolsas de estudos e promovendo a qualificação do setor. Além disso, a Mills segue avançando em suas metas de diversidade e inclusão, com o compromisso de aumentar a representatividade de gênero e raça nas lideranças, além de implementar licenças parentais mais amplas e programas de desenvolvimento profissional.
Para sustentar essa transformação, a Mills integrou os critérios sociais e ambientais ao seu Programa de Excelência, que monitora a maturidade das operações e vincula os resultados ao bônus de todos os colaboradores. Com isso, a empresa reforça que sustentabilidade é uma prática que envolve todas as áreas e integrada ao negócio.
— Ver a dedicação e o comprometimento da Mills em todo o processo foi muito gratificante e um exemplo de postura para uma empresa de capital aberto que busca utilizar toda sua força econômica para a geração do triplo impacto (econômico, social e ambiental). Foi a construção de uma relação forte entre pessoas e organizações que caminharão juntas por décadas na direção de um benefício amplo para todos os stakeholders envolvidos. É muito bom ter a Mills se somando a Comunidade de Empresas B —pontuou Rodrigo Gaspar, Co- CEO Sistema B, Brasil.
As constantes iniciativas da Mills têm se consolidado como uma verdadeira bússola para a empresa em direção a conquistas significativas e reconhecimentos internacionais, como a certificação de Empresa B, que destaca seu compromisso com a sustentabilidade, a responsabilidade social e a inovação.
Mills — Pioneira e líder no mercado de locação de plataformas elevatórias, soluções de engenharia para o mercado de formas e escoramentos para projetos de infraestrutura no Brasil e importante player no segmento de Linha Amarela, a Mills investe continuamente para ser o melhor parceiro de serviços de locação e vendas. Além disso, ampliamos nossa presença no mercado, oferecendo ativos de intralogística, como empilhadeiras, transpaleteiras e rebocadores para movimentações de materiais dentro de instalações.
A companhia possui um modelo transformador de negócio que, há 72 anos é reconhecido pela qualidade e excelência de seus produtos, serviços e operações. Com atuação em mais de 1.400 cidades em todo o Brasil, a Mills busca continuamente parcerias de longo prazo com clientes e fornecedores.
Ao longo de sua história, a Mills tem mantido um firme compromisso com a ética, transparência e integridade. A empresa possui um robusto Programa de Integridade, composto por um conjunto de mecanismos e procedimentos internos que tem visam consolidar as iniciativas para a promoção da integridade, da ética e da mitigação de riscos. Um outro marco importante para a Mills foi a aprovação junto ao SBTi das metas de redução de emissões que incluem os escopos 1, 2 e 3. De forma paralela, continua com a progressão de algumas iniciativas, bem como estabelecimento de novas maneiras de agir na redução das emissões com um programa de redução qualificado, repleto de possibilidades e resultados que demonstram que é possível fazer transformações em seus segmentos de atuação.