Para os novos veículos de combate CV90.
Estocolmo, Suécia e Falls Church, Virgínia — A BAE Systems assinou dois contratos individuais no valor total de aproximadamente US$ 2,5 bilhões com a Suécia e a Dinamarca para novos veículos de combate CV90.
Esses contratos fazem parte de um novo acordo com a Organização de Aquisição e Logística do Ministério da Defesa da Dinamarca (DALO) e a Administração de Material de Defesa da Suécia (FMV) para expandir a aquisição de novos veículos de combate CV9035MkIIIC para ambos os países. Isso se baseia em um contrato inicial assinado entre a BAE Systems e a FMV da Suécia em maio de 2024.
Sob os novos pedidos, a Dinamarca está adquirindo 115 novos CV9035MkIIICs, enquanto a Suécia concordou em adquirir um total de 50 novos veículos. O acordo também inclui outros veículos para a Ucrânia, financiados pelos dois governos. Juntos, isso eleva o valor total dos CV9035MkIIICs contratados sob o acordo inicial para aproximadamente US$ 2,5 bilhões, incluindo peças de reposição, suporte, logística e treinamento.
—O veículo de combate de infantaria é um componente essencial da brigada pesada que estamos construindo atualmente. Os 115 novos veículos aumentarão significativamente a contribuição da Dinamarca para a segurança coletiva e as operações internacionais. Somados aos 44 veículos existentes, teremos um total de 159 veículos, o que nos dará uma força substancial — também em uma perspectiva internacional —disse o major General Peter Boysen, chefe do Exército Real Dinamarquês.
—Esses novos CV9035MkIIICs ampliarão as capacidades das forças armadas da Suécia e da Dinamarca. Eles também proporcionarão às suas tripulações uma melhor consciência situacional e maior mobilidade, proteção e letalidade —disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, que projeta e produz o CV90.
A nova versão do CV9035MkIIIC foi construída com o mesmo padrão do mais recente programa de atualização de meia-vida do CV90 para a Holanda. Os veículos serão equipados com a nova torre do CV90, que oferece um salto em termos de design e funcionalidade. O veículo foi desenvolvido com base em anos de experiência comprovada em combate, melhorias contínuas e coleta de dados do Clube de Usuários do modelo, que inclui as frotas do CV90 de 10 países. A uniformidade da plataforma do CV90 oferece aos usuários interoperabilidade dentro das nações e também entre elas.
Os veículos de combate de infantaria CV90 da BAE Systems oferecem capacidade de combate líder mundial na classe de 20 a 38 toneladas. Ele pode integrar uma ampla gama de sistemas de armas, fornecendo às forças terrestres capacidade para todos os alvos em todo o mundo. Com um total de 1.900 veículos encomendados em 17 variantes diferentes, o CV90 já percorreu mais de oito milhões de quilômetros. Ele foi selecionado por 10 nações europeias, oito delas membros da OTAN, e participou de combates no Afeganistão e na Ucrânia, bem como de operações na Libéria. | www.baesystems.com/US