schneider-electric

11/12/2024

Schneider Electric zera emissões de carbono de sua fábrica em Blumenau

Adotando a eletricidade 4.0. Marco é resultado da eletrificação de processos combinada com o uso de fontes 100% renováveis.

Em um marco para a operação industrial brasileira, a Schneider Electric, líder global em transformação digital da gestão de energia e automação, acaba de conquistar a qualificação de “Zero CO2” para a sua fábrica em Blumenau (SC).

Desde 2021, toda a energia elétrica utilizada no local já é proveniente de fontes 100% renováveis e, em novembro deste ano, a instalação concluiu a transição para processos 100% eletrificados, que inclui fornos, compressores e demais equipamentos industriais, eliminando completamente o uso de combustíveis fósseis, resultado de investimentos recentes em tecnologia. Somado a isso, o foco em eficiência energética permitiu que a fábrica reduzisse em 20% o consumo de energia.

Em operação há meio século, a planta de Blumenau é reconhecida pela companhia como uma smart factory devido ao seu alto grau de digitalização, eficiência operacional e práticas de sustentabilidade. Com foco em inovação e qualidade, é uma referência no setor industrial com a produção de equipamentos de distribuição elétrica de baixa e média tensão, sob demanda, digitais e ecoeficientes, atendendo a diversos mercados eletrointensivos tanto no Brasil quanto na América Latina e em outros países do exterior. A Unidade também sedia um centro de engenharia e de integração de subestações modulares voltado ao mercado sul-americano.

—Nossa meta inicial era alcançar esse marco até 2029, mas conseguimos atingir com bastante antecedência. Para nós, essa transformação que realizamos e essa conquista demonstram o nosso compromisso contínuo com o avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável —afirma Roberto Rossi, presidente da Schneider Electric para o Brasil.

A estrutura de Blumenau está equipada com tecnologias digitais e de sustentabilidade integradas, impulsionadas pela análise de dados.

Eletrificação abrangente — A eletrificação na planta foi abrangente: até os veículos de movimentação interna são movidos sem combustíveis fósseis e foram implementadas estações de carregamento para veículos elétricos, beneficiando tanto as operações quanto os visitantes.

Para fortalecer a eficiência energética e garantir atividades ainda mais responsáveis do ponto de vista ambiental, a fábrica utiliza a plataforma EcoStruxure Asset Advisor, da Schneider Electric, para monitorar o desempenho e a confiabilidade das subestações elétricas, integrada ao software Power Monitoring Expert, que gerencia detalhadamente o consumo de água e energia da instalação, proporcionando um controle otimizado e insights para eficiência energética contínua.

— O plano de transição para processos eletrificados, que combinou os nossos investimentos em novos ativos, atualização de ativos antigos e soluções digitais, trouxe ganhos significativos em produtividade, eficiência operacional e energética”, diz Rossi. —Chamamos isso de Eletricidade 4.0, que representa a convergência do elétrico e do digital em escala para mais eficiência e descarbonização, resultando em uma energia mais inteligente e verde, portanto mais sustentável— completa.

Com cerca de 2,2 mil colaboradores, a Schneider Electric no Brasil conta com três fábricas, um escritório administrativo e dois centros de distribuição. A companhia opera com mais de dez mil pontos de venda e completa 77 anos de presença no país em

E lança ferramenta gratuita para calcular pegada de carbono. Ferramenta online desenvolvida pela Auren Energia avalia rotina diária dos usuários, calcula suas emissões e fornece opção para compensarem em créditos de carbono.

A Auren Energia registrou que 66% das negociações na plataforma de créditos de carbono foram realizadas por pessoas físicas entre os meses de janeiro a setembro. As vendas para pessoas jurídicas representaram 34% do volume. O portal foi lançado no início do ano e vem atraindo interesse de clientes globais. De acordo com dados da ferramenta, 50% das negociações foram realizadas no Brasil e a outra parcela está dividida entre os Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Reino Unido, França e Portugal. Ao avaliar os usuários no território nacional, 40% das vendas ocorreram em São Paulo, 20% no Rio de Janeiro, 10% Belo Horizonte e as demais foram para os estados de Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Fortaleza.

Atenta a alta demanda de pessoas físicas no site, a Auren desenvolveu uma calculadora online que avalia o total de CO2 emitidos a partir dos hábitos cotidianos e permite a compensação, por meio da aquisição de créditos de carbono. Ao acessar o portal, o usuário é direcionado para uma pesquisa de comportamento listada em 12 questões, que avalia a frequência do consumo de eletricidade, gás, compras, meios de locomoção, troca de aparelhos eletrônicos, práticas de reciclagem etc. Em seguida, um fator de conversão aponta a pegada de carbono, com base na metodologia do GHG Protocol, uma ferramenta global que orienta empresas na contabilização dos Gases de Efeito Estufa.

Com um mecanismo ágil e eficaz, o instrumento indica quantas toneladas de carbono foram emitidas e identifica quais atividades geraram o maior volume de CO2. O sistema ainda projeta o comparativo do impacto individual dentro do recorte nacional e global no mesmo período para ilustrar como o resultado das práticas singulares afetam o planeta. Em média, um cidadão adulto emite entre três e quatro tornadas de carbono por ano.

Para minimizar as consequências climáticas, o usuário pode escolher como deseja compensar as emissões, optando pela aquisição de créditos de carbono de projetos de energia renovável ou florestal da Auren Energia. O site oferece a alternativa de pagamento via pix ou cartão de crédito com parcelamento, tornando a experiência mais segura e simplificada.

—A jornada de cálculo da pegada de carbono é uma funcionalidade inovadora, que foi desenvolvida com a proposta de estimular a responsabilidade individual e construir um legado positivo. Criamos um modelo de navegação educativo para trazer uma visão mais clara dos impactos das nossas atividades e incentivar o público a compensar suas emissões de forma prática e intuitiva, gerando resultados a longo prazo — afirma o gerente de Negócios de Carbono da Auren Energia, José Guilherme Amato.