Ação “Rio In NY” e” Rio In Miami” (Nova York e Miami) capacita agentes e operadores de turismo do mercado norte-americano. O evento é voltado para agentes e operadores dos dois mercados em uma ação, que conta com o apoio da American Airlines e do Consulado Brasileiro. Com o Tax Free será um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro, uma conquista histórica para o estado.
A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio avançaram em mais uma ação de promoção turística dos destinos fluminenses. Desta vez, o mercado norte-americano é o foco das atividades de promoção do Rio de Janeiro, começando por Nova York, no dia 05 de dezembro (quinta-feira), e encerrando em Miami, no dia 09 de dezembro(segunda-feira). O evento é voltado para agentes e operadores dos dois mercados em uma ação, que conta com o apoio da American Airlines e do Consulado Brasileiro.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, reuniram-se no dia 05 de dezembro (quinta-feira), com agentes e operadores de turismo de Nova York para apresentar atrativos e destinos com amplo potencial de atração. A ação contou com a apresentação da American Airlines, detalhando os novos voos entre os dois mercados. Uma importante reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA, em inglês) foi o primeiro passo para uma parceria com a entidade, que deve se concretizar no início de 2025.
Os Estados Unidos é o terceiro país que mais emite turistas internacionais ao Rio de Janeiro.
— Esta é mais uma etapa do nosso trabalho de promoção do Rio de Janeiro, que tem sido totalmente apoiado pelo Governador Cláudio Castro(PL). Aqui, apresentamos o potencial das 12 regiões turísticas do estado e reforçamos a nossa capacidade de receber grandes eventos do mais variados segmentos. Os EUA sempre estiveram entre os nossos principais emissores de turistas. Acredito que manter a não exigência de visto para os turistas norte-americanos foi uma decisão acertada — disse o secretário Gustavo Tutuca.
Em sua apresentação, Tutuca destacou novos roteiros e possibilidades de experiências turísticas aos profissionais americanos, além de destacar a aprovação do Projeto de Lei do Tax Free, um programa de reembolso de impostos (ICMS), em forma de cashback, em compras feitas por turistas estrangeiros, durante a viagem ao Brasil. Recentemente, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e agora segue para sanção do governador Cláudio Castro.
A estimativa é que a lei já esteja funcionando nas férias de julho de 2025. Quando estiver funcionando em sua plenitude, os valores podem passar de US$ 212 milhões para US$ 411 milhões anuais, o que representaria um impacto superior a R$ 2 bilhões na economia, segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ).
— O Tax Free é um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro, uma conquista histórica para o estado. Estamos batendo recordes na chegada de turistas internacionais. Até outubro, já recebemos mais de 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. O Tax Free é mais um atrativo, fomentando uma experiência de compra diferenciada para nossos visitantes estrangeiros — explica Tutuca.
No dia 09 de dezembro (segunda-feira), a ação segue para Miami, onde agentes e operadores receberão uma nova capacitação sobre os destinos do Rio de Janeiro. O objetivo é manter o Rio de Janeiro como destaque na prateleira de produtos turísticos no mercado norte-americano.