Jantar da Abrafarma mobilizou mais de 700 líderes, empresários e executivos em São Paulo. Premiação anual valoriza fabricantes e produtos com melhor performance nas grandes redes associadas à Abrafarma.
A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), que representa as 29 maiores bandeiras do varejo farmacêutico nacional, mobilizou mais de 700 empresários, executivos e líderes setoriais em seu jantar anual de confraternização no Vibra São Paulo, na capital paulista.
Realizado na noite do dia 04 de dezembro (quarta-feira) , o encontro também marcou o anúncio dos vencedores do Prêmio Parceiros do Ano, dedicado a valorizar as indústrias e produtos que apresentaram performances de destaque nas mais de 10 mil lojas das grandes redes associadas à entidade.
Para o CEO da associação, Sergio Mena Barreto, o evento reconhece o papel fundamental que o varejo farmacêutico exerce no ecossistema de saúde brasileiro. —A nova farmácia extrapola as fronteiras da venda de medicamentos e oferta de serviços de excelência— ressalta. A representatividade das redes associadas à entidade para o mercado farmacêutico também tem viés de alta. Em 12 meses, o market share dessas empresas em faturamento subiu de 45% para 47%. —Há dez anos essa participação chegava a 41%. Em três anos podemos responder por 50% —acredita.
As conquistas legais e regulatórias também reforçam o protagonismo da Abrafarma em prol do setor, como a participação ativa dos movimentos intensos para aprovar o texto-base da reforma tributária aprovado na Câmara dos Deputados. —Unimos forças e articulações com associações da indústria em favor de uma legislação que corrija as profundas distorções na sistemática envolvendo a cobrança de impostos— afirma Marcelo Cançado, presidente do Conselho Diretivo.
Critérios e vencedores do prêmio — Em sua 12ª edição, o Prêmio Parceiros do Ano contemplou neste ano 17 categorias, sendo seis troféus para os fabricantes e 11 voltados para os produtos. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.
—O mercado farmacêutico desempenha um papel fundamental na economia do Brasil e o alinhamento afinado com a indústria é determinante para alcançarmos esse patamar— afirma Mena Barreto.
Prêmio Parceiros do Ano — Vencedores de 2024.: Fabricantes: Medicamento de marca: Eurofarma; Medicamento similar: Neo Química; Medicamento genérico: EMS; Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: Cimed; Consumer health: Nestlé; Vendas por e-commerce: EMS.
Produtos: Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk); Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química); Medicamento genérico: Tadalafila MG (Eurofarma); Medicamentos isentos de prescrição e outros produtos OTC: Dorflex (Opella); Nutricosmético e dermocosmético: Cetaphil (Galderma); Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever); Cuidado infantil: Pampers (P&G); Cuidado adulto: K-Med (Cimed); Nutricional: Nutren Senior (Nestlé); Vitaminas e suplementos: Lavitan (Cimed).
Produto do Ano: E-Commerce 2024: Pampers (P&G).
Abrafarma — Fundada em 1991, a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) reúne as 29 maiores redes de farmácias do país, que contam com mais de 10,3 mil farmácias em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 53% das dispensações de medicamentos no país. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.