reuniao-consed

06/12/2024

Governador Cláudio Castro participa da abertura da IV Reunião Ordinária do Consed

A IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação fortalecer as políticas públicas.

O governador Cláudio Castro(PL) participou, no dia 05 de dezembro (quinta-feira), da abertura da IV Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Educação (Consed). O evento, realizado no Rio Othon Palace, em Copacabana, Zona Sul do Rio, vai até o dia 06 de dezembro (sexta-feira ) e tem por objetivo discutir as pautas estratégicas do setor e compartilhar experiências sobre a gestão educacional no Brasil, visando fortalecer as políticas públicas.

—Com diálogo e troca de experiências, conseguimos fortalecer políticas públicas educacionais. Aqui, mais que debater o presente, vemos a educação como um pilar fundamental para o futuro e como um fator essencial para transformar vidas. É uma grande honra para o Rio de Janeiro sediar esse evento. Vamos juntos construir uma educação pública com cada vez mais qualidade, eficiência e inclusão — afirmou o governador Cláudio Castro.

A secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, exaltou a oportunidade da troca de experiências entre os estados.

— A reunião no Rio de Janeiro é uma oportunidade de consolidar ações conjuntas e celebrar as conquistas do ano. Estamos honrados em receber os gestores estaduais para este diálogo tão necessário. É uma chance de fortalecer as políticas públicas educacionais e, juntos, traçarmos novos caminhos para o futuro da educação no Brasil — destacou a secretária estadual de Educação.

Antes do início das atividades, alunos das escolas estaduais recepcionaram os secretários de Educação com apresentações artísticas. Jamily Feliciano dos Santos, aluna do Ciep Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de Araruama, cantou o Hino Nacional, emocionando a todos. Depois, o Coral Mané Garrincha, do Ciep que leva o nome do jogador, em Magé, apresentou canções da Bossa Nova. A Dança do Passinho, realizada pelo aluno Luiz Ricardo dos Santos, do Ciep Irmã Dulce, de Itaguaí, acompanhado pelo Grupo Os Crias, animou bastante a todos. Para que tudo acabasse em samba, a rainha de bateria da Beija-Flor, Lorena Raíssa Souza da Silva, aluna do Colégio Estadual Professor Ubiratan Reis Barbosa, em Nilópolis, deu um show, acompanhada por integrantes da bateria da escola, a bateria Soberana.

Número de professores já passa dos 50 mil no Estado — O número de professores na rede aumentou após, este ano, continuarem as convocações de 2.500 concursados que aguardavam há mais de 10 anos o chamamento, alcançando a marca de 50.980 professores na ativa para atender os mais de 570 mil alunos. O Rio de Janeiro é o estado que mais possui docentes concursados, com 97,5% dos professores neste regime.

O Governo do Estado contratou, este ano, 1.346 mil professores temporários para reforçar a educação, número que pode chegar a 4.333 mil até o final de 2025, se necessário. Esta foi a maior contratação da história da rede estadual para um biênio. Além disso, cerca de 5 mil professores migraram sua carga horária semanal de 18h para 30 horas.

Foram investidos mais de R$ 10 milhões na Educação Especial, não apenas na contratação de profissionais de apoio, como cuidadores e intérpretes de Libras, mas também em tecnologia e infraestrutura. Também este ano a fila de espera para cuidadores de alunos com necessidades especiais foi zerada na rede estadual, com a contratação de 1.200 profissionais.

Investimento nas escolas — Nos últimos cinco anos, 120 mil estudantes migraram da rede privada para a rede estadual, fruto do investimento nas mais de 1.200 escolas que variam entre colégios interculturais, de formação técnica e profissional, unidades cívico-militares, unidades agrícolas, escolas de novas tecnologias e oportunidades (E-tecs), entre outras.

Este ano, foram realizadas mais de 700 obras em escolas da rede, incluindo quadras de esportes, salas de aula e vários ambientes de estudos.