Com o incremento de 30 centímetros, a companhia passa a oferecer aos clientes ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, duas mil toneladas de granéis líquidos por navio.
A Cattalini Terminais Marítimos ampliou o calado do berço externo do seu píer privado, passando de 12,8 para 13,10 metros. Com o incremento de 30 centímetros, a companhia passa a oferecer aos clientes ganho potencial de movimentação de, aproximadamente, duas mil toneladas de granéis líquidos por navio.
Para o diretor-presidente da empresa, José Paulo Fernandes, —os investimentos em dragagem, inovação e melhorias nas estruturas marítima e terrestre garantem segurança e agilidade às operações e redução do custo logístico, consolidando a companhia como parceiro estratégico para seus clientes e fortalecendo o Porto de Paranaguá no mercado global—.
A formalização do aumento ocorreu na última semana, por meio da Portaria nº 306/2024/APPA, que homologa o aumento de calado operacional do Canal de Navegação, Bacia de Evolução, Berços 201 ao 218 e berço externo do píer da Cattalini. O documento tem a anuência das Autoridades Marítima e Portuária e da Praticagem de Paranaguá, atestando as condições de segurança das manobras dos navios. A medida do calado refere-se à distância entre a linha d’água e a quilha do navio, ou seja, a parte mais baixa da embarcação que fica submersa.
A empresa — Fundada em 1981, no Porto de Paranaguá, a Cattalini Terminais Marítimos é o maior terminal privado independente de granéis líquidos do Brasil. Conta com cerca de 600 colaboradores e mantém as certificações ISO 45001 (Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional), ISO 14001 (Sistema de Gestão Ambiental), ISO 9001(Sistema de Gestão da Qualidade) e é auditada pelo CDI-T (Chemical Distribution Institute-Terminals).
Na parte de infraestrutura, a empresa oferece aos seus clientes um total de 137 tanques e 618 mil m³ para armazenagem de diversos produtos, distribuídos em quatro Centros de Tancagens alfandegados e entrepostados. A empresa possui píer próprio para atracação simultânea de dois navios e pátio com capacidade para receber cerca de 450 caminhões.