A partir do dia 09 de dezembro (segunda-feira), os clientes podem adquirir o QR Code pelo app, site da concessionária ou em quatro estações do sistema metroviário.
O MetrôRio inicia, no dia 09 de dezembro (segunda-feira), a venda dos bilhetes especiais de embarque no sistema metroviário para o réveillon 2025 em Copacabana. Este ano, os bilhetes serão digitais, via QR Code, e podem ser adquiridos pelo aplicativo ou site do MetrôRio: Link. Por conta da novidade, haverá também a venda presencial, do dia 09 a 24 de dezembro, em quatro estações do MetrôRio: Pavuna, Central do Brasil, Carioca e Jardim Oceânico, das 09 às 20 horas. Nessas bilheterias, o passageiro poderá comprar o QR Code impresso em papel.
A partir de 25 de dezembro, no entanto, os bilhetes digitais continuam sendo vendidos somente pelo app ou site oficial da concessionária. A venda digital será encerrada às 18 horas do dia 31 de dezembro ou antes, caso se esgotem. Somente passageiros que tiverem o bilhete especial poderão embarcar no sistema durante a operação especial na noite do dia 31 de dezembro, a partir das 19 horas.
A operação especial de réveillon do MetrôRio chega à sua 25ª edição, garantindo o deslocamento de forma rápida e segura para quem vai à festa de virada de ano na Praia de Copacabana. Para a ida, os clientes poderão escolher, no ato da compra, cinco faixas de horário: 19h às 20h; 20h às 21h; 21h às 22h; 22h às 23h; e 23h à meia-noite. Já na volta, o embarque acontece sem horário fixo, com a utilização do bilhete digital, válido da meia-noite até as 5h do dia 01 de janeiro. Para ida e volta do evento, a concessionária recomenda que os passageiros deem preferência à estação Siqueira Campos/Copacabana.
Na ida ao evento, os bilhetes especiais serão aceitos em todas as estações. A partir de meia-noite, eles só serão aceitos nas estações abertas para embarque. São elas: Cardeal Arcoverde/Copacabana, Siqueira Campos/Copacabana, Cantagalo/Copacabana, General Osório/Ipanema e Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.
O MetrôRio orienta ainda que os clientes se planejem para comprar os QR Codes com antecedência, preferencialmente, na primeira etapa das vendas, já que os bilhetes digitais podem se esgotar rapidamente. O preço da tarifa do bilhete digital de ida é o mesmo da passagem unitária do MetrôRio (R$ 7,50). Ida e volta custam R$ 15.
A compra dos bilhetes digitais pode ser efetuada via crédito ou pix no aplicativo ou site do MetrôRio; e presencialmente com dinheiro, crédito ou pix. Cada cliente tem o limite de compra de até dez unidades por transação, tanto na venda digital quanto nas bilheterias. Os bilhetes especiais serão válidos apenas durante a noite de réveillon, sem a possibilidade de reembolso ou uso posterior.
No dia 31 de dezembro, a partir das 19 horas, não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação (NFC). Ou seja, esses cartões poderão ser utilizados somente até as 18h59 e voltarão a valer a partir das 7 horas do dia 1º de janeiro, juntamente com a reabertura para embarques no sistema metroviário, que neste dia funcionarão em horário de feriado (das 7 às 23 horas).
Gratuidades — Pessoas com deficiência (PCD), menores de seis anos acompanhados de um adulto com cartão válido de gratuidade ou bilhete digital, e maiores de 65 anos devem apresentar um documento oficial comprobatório nas catracas para embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon. Quem tiver dúvida pode procurar as redes sociais do MetrôRio, o SAC (0800 595 1111) ou se informar em uma das 41 estações do sistema.
Operação especial de réveillon — O MetrôRio montou uma operação especial de réveillon que começa das 19h do dia 31/12 às 5h de 01/01. Nesse período, o cliente só utiliza o sistema usando o bilhete digital. Para a operação especial, a concessionária reforçará o quadro de colaboradores do sistema metroviário e contará com orientadores de fluxo, para prestarem informações à população. Além disso, terá apoio da Polícia Militar e vigilância permanente.