Com modelo de negócio focado em comida saudável e saborosa, Grupo Raízes anuncia crescimento de 26% e lança o seu primeiro Relatório de Sustentabilidade. Com foco em alimentação de qualidade e hospitalidade do cliente, empresa familiar gerou três modelos de negócio e atende mais de meio milhão de consumidores por ano.
—Somos apaixonados por comida boa e pessoas, e especialistas em proporcionar experiências recheadas de carinho e hospitalidade—. Foi com essa premissa que Carlos Alberto Costa decidiu criar o Grupo Raízes, em 2001, e notou que é possível ser ao mesmo tempo sustentável e lucrativo. Como uma extensão da sua família, que se reunia para as refeições rodeada de comida saudável e gostosa, a empresa nasceu para proporcionar momentos de bem-estar e conexão para além da mesa de jantar, levando alimentos nutritivos e de altíssima qualidade ao dia a dia dos consumidores. Hoje, o Grupo liderado por seu filho, Ricardo Costa, conta com três marcas próprias: Quitanda — com o famoso supermercado em Pinheiros; Cucinare —com 140 restaurantes em empresas, e Quitanda Escolas — com serviço de alimentação completo em mais de 10 colégios particulares de São Paulo e região, que juntas, registraram crescimento de 26% do último faturamento do Grupo, atingindo R$ 340 milhões no último balanço.
O negócio familiar nasceu e segue apostando no futuro da alimentação saudável e na boa hospitalidade. Com isso, vem colhendo bons frutos, entre eles, a conquista de meio milhão de clientes por ano nas três empresas. Por dia, 40 mil refeições são servidas na Cucinare, 18 mil alunos e profissionais são atendidos pela Quitanda Escolas e mais de 1,5 mil clientes passam pela Quitanda loja. Tudo isso, com a colaboração de um time formado por mais de 1.500 colaboradores.
Como parte da sua jornada de crescimento sustentável, o Grupo acaba de lançar o seu Relatório de Sustentabilidade: https://gruporaizes.com, em que apresenta seu modelo de negócio vencedor, além de destacar seu compromisso com a gestão ambiental responsável, o impacto social positivo e as boas práticas de governança. —Este é um passo importante para reforçar nossa transparência e responsabilidade socioambiental. Queremos compartilhar nossos resultados, desafios e a forma como estamos integrando práticas sustentáveis no modelo de negócio para promover um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente —comemora Ricardo Costa, CEO do Grupo.
Cadeia sustentável —As práticas sustentáveis fazem parte do dia a dia do Grupo em todas as marcas, como as importantes ações de redução de desperdício ativas na loja Quitanda. Os hortifrutis com pequenos machucadinhos, por exemplo, são reaproveitados na produção dos itens de marca própria no restaurante dos colaboradores ou doados para instituições parceiras, o que gerou uma perda de apenas 2,5% de produtos, enquanto na concorrência esse número costuma ser entre 5% e 10%, de acordo com o Food Waste Free United foundation.
O Grupo mantém altos padrões de qualidade, seguindo normas e manuais rigorosos, passando por auditorias regulares e monitoramentos dos alimentos desde o recebimento até a distribuição, visando garantir a segurança e a nutrição dos produtos oferecidos. —Ao implementar o conceito de ciclo fechado da comida na Quitanda, minimizamos desperdícios e reduzimos custos operacionais, sem comprometer a qualidade do que oferecemos. Além disso, reforçamos nossa gestão responsável de resíduos oferecendo um ecoponto para o bairro de Pinheiros, contribuindo assim para a sustentabilidade da comunidade,—explica Paula Contim, gerente sênior de Sustentabilidade. A Quitanda loja conta também com a campanha “Futuro é Local”, que impulsiona e valoriza pequenos produtores da região, com um mix formado por produtos de marcas locais.
Seguindo a mesma filosofia de sustentabilidade de todo o Grupo, na Cucinare o uso dos ingredientes é feito com base em um planejamento eficiente de cardápios e logística, minimizando o desperdício em toda a cadeia produtiva. Outro destaque é o curso Intensivo Raízes Chef Aprendiz, treinamento gratuito realizado em parceria com a ONG Chef Aprendiz, que oferece capacitação em técnicas de cozinha e aproximação do mercado de trabalho na área de gastronomia.
Paula destaca que as três empresas superaram os 90 pontos no rigoroso B Impact Assessment do Sistema B — avaliação que orienta boas práticas e busca certificar companhias que atendem a altos padrões sociais e ambientais. O Grupo está neste momento iniciando sua auditoria com a organização, com a expectativa de obter o selo B em 2025. Além disso, recentemente receberam o selo Great Place To Work®, que reafirma o compromisso com a construção de uma cultura organizacional e um excelente clima de trabalho.
—Em relação à agenda ambiental, nosso objetivo até o final de 2024 é reduzir em 4% as emissões diretas de carbono (escopo 1 e 2) e neutralizar 100% dessas emissões. Também estabelecemos metas para água, energia e resíduos: reduzir o consumo de água em 5%, migrar 100% da nossa energia para fontes eólicas no mercado livre de energia (na loja), e manter nosso alto índice de reciclabilidade nas embalagens de marca própria— conclui a executiva.
Tríade de sucesso — A diversificação do negócio mantém a mesma filosofia nas três marcas: promover um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e implementar práticas empresariais sustentáveis e responsáveis.
A Cucinare, primeiro negócio do Grupo, nasceu para atender empresas de diversos setores – de indústrias a grandes redes de lojas – se esmerando para que as refeições servidas aos colaboradores das empresas clientes sejam saborosas e nutritivas. São mais de 140 restaurantes distribuídos entre São Paulo e Minas Gerais, que priorizam alimentos sazonais e da cultura brasileira, vindos de fornecedores locais para garantir o frescor e promover o bem estar aos colaboradores.
A Quitanda, localizada no bairro de Pinheiros, foi fundada em 2007 e alcançou uma base sólida de clientes: 527 mil ao ano. No local, há um ecoponto em parceria com a cooperativa de reciclagem Yougreen para destinar corretamente os resíduos gerados pela loja, pelo restaurante próprio para funcionários e pela sede do Grupo, promovendo a adequada gestão de resíduos da operação. Os clientes e a comunidade ao entorno também podem levar seus recicláveis. Apenas em 2023, eles foram responsáveis por 10% das 70 toneladas de resíduos reciclados pelo Grupo, que utiliza embalagens de materiais renováveis sempre que possível na sua marca própria e mantém a reciclabilidade de 82% na loja.
Já a caçula do Grupo, a Quitanda Escolas, nasceu em 2021 para fornecer alimentação saudável para redes de escolas particulares do estado de São Paulo. Com mais de 18 mil estudantes e comunidade escolar atendidos diariamente, seu foco é promover uma boa relação com a comida entre as crianças e adolescentes, baseada no consumo consciente e saudável, na importância do aproveitamento total dos alimentos e também na utilização de embalagens recicláveis. A marca realiza ações como o festival “Raízes do Brasil” para fomentar a consciência ambiental e a valorização do consumo de alimentos da biodiversidade brasileira e também a campanha “Sabor sem Desperdício”, que incentiva o combate ao desperdício nos restaurantes das escolas.