Maior empresa brasileira produtora de aço também conquistou a categoria “Sociedade” com case sobre como se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte.
Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, foi eleito, pela segunda vez, o CEO Comunicador do Ano no Prêmio Aberje 2024. Promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o prêmio é considerado a maior honraria na área de comunicação corporativa do país, incentivando a inovação e a excelência no setor.
Durante a cerimônia de premiação, ocorrida na noite do dia 02 de dezembro (segunda-feira), em São Paulo, Werneck destacou o compromisso da Gerdau com o diálogo aberto e contínuo com seus públicos. —É uma honra receber o prêmio de CEO Comunicador do Ano, um reconhecimento que reflete o esforço coletivo dos nossos mais de 30 mil colaboradores, que seguem engajados na jornada de evolução cultural da Gerdau nos últimos anos. Essa conquista representa uma oportunidade única de reforçar nosso empenho em estar cada vez mais presentes e conectados com a sociedade, promovendo uma comunicação transparente, ética, ágil e empática —afirmou.
Entre os destaques da Gerdau no ano, o Prêmio Aberje reconheceu a atuação solidária e humanitária da maior produtora brasileira de aço durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio. Fundada no estado há mais de 123 anos, a empresa mobilizou recursos significativos para apoiar a reconstrução da região e prestar assistência de diversas formas às comunidades afetadas. Ademais, a companhia realizou diversas ações de comunicação ao longo do ano, incluindo parcerias com o Rock in Rio e o Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1.
Além disso, a Gerdau foi vencedora nacional na categoria “Sociedade”, com o case “Como a Gerdau se tornou uma empresa mineira de coração por meio do esporte”, que apresenta a estratégia de comunicação para fortalecer a conexão da marca com a população mineira, unindo-se às instituições esportivas do Minas Tênis Clube, do Atlético Mineiro e do Cruzeiro.
O Prêmio Aberje, que está em sua 50ª edição, valoriza o ecossistema da comunicação corporativa, reconhecendo e premiando os esforços de empresas e seus parceiros para ampliar o diálogo com os stakeholders e gerar impactos positivos na sociedade. A cada edição, o prêmio aborda as principais tendências da comunicação, celebrando o trabalho, as conquistas e o impacto dessas organizações.
Gerdau — Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (Nyse).